Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2934
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Termoterapia no controle da bacteriose da mandioca
Autor(es): Baticini, Matheus Piovesan
Schmidt, Guilherme Afonso
Primeiro Orientador: Bacchi, Lilian Maria Arruda
metadata.dc.contributor.referee1: Gavassoni, Walber Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Pontim, Bruno Cezar Álvaro
Resumo: A bacteriose (Xanthomonas axonopodis pv. manihotis) é uma das principais doenças na cultura da mandioca. A disseminação de bacteriose ocorre principalmente pelo plantio de manivas contaminadas, sendo que o principal método de controle da bacteriose é a utilização de genótipos resistentes. Este trabalho teve como objetivo avaliar a termoterapia como método de controle da bacteriose e avaliar a brotação de manivas de mandioca quando submetidas a termoterapia. Os tratamentos consistiram em cinco manivas de mandioca da variedade BRS-399 por tratamento, sendo submergidas em água aquecida a duas temperaturas (45 e 50ºC) por 20, 40 e 60 minutos, com um tratamento não sendo submetido a termoterapia, consistindo a testemunha. Após esses tratamentos, foi conduzido um novo experimento consistindo de cinco manivas de mandioca da variedade BRS-399, com cerca de 20 centímetros por tratamento, submetidas a temperatura de 55ºC por 45 e 90 minutos, temperatura de 60ºC por 45 minutos e um tratamento sem ser submetido a termoterpia, sendo este a testemunha. O teste de brotação consistiu em 35 manivas por tratamento submetidas a temperatura de 55ºC por 90 minutos, 60ºC por 45 minutos e um tratamento sem sofrer termoterapia, sendo este a testemunha. Os tratamentos de 45 e 50ºC por 20, 40 e 60 minutos e o de 55ºC por 45 minutos não obtiveram controle da bacteriose. Os tratamentos de 55ºC por 90 minutos e o de 60ºC por 45 minutos obtiveram controle parcial, porém as manivas de mandioca, quando submetidas a essas temperaturas e tempo, não brotaram.
Palavras-chave: Xanthomonas axonopodis pv. malvacearum
Tratamento térmico
Heat treatment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: BATICINI, Matheus Piovesan; SCHMIDT, Guilherme Afonso. Termoterapia no controle da bacteriose da mandioca. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2934
Data do documento: 19-Jul-2018
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GuilhermeAfonsoSchmidt - MatheusPiovesanBaticini.pdf448,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.