Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2947
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Propriedades físicas de grãos de trigo mourisco (Fagopyrum esculentum Moench) durante a secagem
Autor(es): Dalla Martha, Alvaro Luis Machado
Leite, Rafael Araujo
Primeiro Orientador: Siqueira, Valdiney Cambuy
metadata.dc.contributor.referee1: Schoeninger, Vanderleia
metadata.dc.contributor.referee2: Quequeto, Wellytton Darci
Resumo: O trigo mourisco é uma cultura de destaque na agricultura atual devido às suas propriedades nutracêuticas. No entanto, informações dessa cultura referente ao processo pós-colheita são escassas, assim como a caracterização de suas propriedades físicas, sendo que tais informações são essenciais para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de maquinários utilizados nos processos pós-colheita. Deste modo, objetivou-se com a realização do presente trabalho determinar a contração volumétrica, a porosidade, as massas específicas aparente e unitária dos grãos de trigo mourisco ao longo do processo de secagem, bem como ajustar modelos matemáticos aos valores experimentais da contração unitária e da massa. Foram utilizados grãos de trigo mourisco da cultivar IPR 91 – Baili, com teor de água inicial de 0,250 (decimal, base seca). As amostras utilizadas para determinação das propriedades físicas foram submetidas à secagem em estufa com circulação forçada de ar estabilizada à temperatura de 40 ± 1 °C. A massa das amostras foi aferida periodicamente, de modo que, quando o produto atingisse valores pré-estabelecidos de teor de água, eram retiradas e encaminhadas para determinação de suas propriedades físicas. Conclui-se que, a redução do teor de água durante a secagem causa o aumento da massa específica aparente e unitária e da porosidade. A redução do teor de água influencia a contração volumétrica da massa e contração volumétrica unitária dos grãos, provocando redução em seus valores de aproximadamente 14,47 e 14,70%, respectivamente, em que ambas as variáveis podem ser representadas satisfatoriamente por um modelo linear.
Palavras-chave: Tecnologia pós-colheita
Postharvest technology
Fagopyrum esculentum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: DALLA MARTHA, Alvaro Luis Machado; LEITE, Rafael Araujo. Propriedades físicas de grãos de trigo mourisco (Fagopyrum esculentum Moench) durante a secagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2947
Data do documento: 12-Jul-2018
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlvaroLuisMachadoDallaMartha - RafaelAraujoLeite.pdf663,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.