Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2958
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Pós-colheita do tomate pera amarelo cultivado em sistema de aquaponia
Autor(es): Silva, João Pedro Rodrigues da
Primeiro Orientador: Schoeninger, Vanderleia
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Fabrício Correia de
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Elton Aparecido Siqueira
Resumo: Objetivou-se com a presente pesquisa avaliar a qualidade pós-colheita do tomate pera amarelo produzido em sistema de aquaponia, submetidos ao armazenamento em condições ambiente. Os tomates pera amarelo foram colhidos e separados em três grupos, de acordo com o estágio de maturação, sendo estes definidos como estágio I (verde), estágio II (intermediário) e estágio III (maduro). Após a classificação, os frutos foram mantidos armazenados em condições ambientais. Foram avaliados os seguintes parâmetros de qualidade: perda de massa, cor, firmeza, sólidos solúveis, acidez titulável, relação sólidos solúveis / acidez titulável, pH e licopeno. Foi utilizado um delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial com os fatores estágio de maturação e tempo de armazenamento, considerando-se para o primeiro três níveis (I, II e III estágio) e para o segundo dois níveis (tempo zero e 35 dias). Como principais resultados foram observados valores médios de perda de massa dos frutos em torno de 3% para os frutos colhidos em todos os estágios. Foi observada a tendência de escurecimento do tomate pera amarelo com redução dos valores da variável de cor luminosidade para os estágios iniciais de maturação, ao longo do tempo. A firmeza dos frutos de tomate pera amarelo colhidos no III estágio de maturação foi mantida após 35 dias de armazenagem em condições ambiente.
Palavras-chave: Solanum lycopersicum
Maturação
Maturation
Aquaponia
Aquaponics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: SILVA, João Pedro Rodrigues da. Pós-colheita do tomate pera amarelo cultivado em sistema de aquaponia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2958
Data do documento: 16-Fev-2018
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoaoPedroRodriguesdaSilva.pdf6,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.