Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2971
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cunicultura como atividade agrícola e pecuária na sustentabilidade do meio rural
Autor(es): Santos, Gisele Rodrigues de Oliveira
Primeiro Orientador: Gabriel, Andréa Maria de Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Euclides Reuter de
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Thaís Lemos
Resumo: A preocupação com atividades produtivas sustentáveis, no âmbito do agronegócio, é emergente, onde se busca por atividades que simultaneamente melhorem a condição de vida das populações e conservem o meio ambiente. Assim o coelho pode ser considerado como animal estratégico e a cunicultura como atividade produtiva sustentável. Esta ação extencionista propôs implantar criação de coelhos em uma perspectiva estratégica de diversificação em propriedades rurais. Para tanto, foi incentivada a criação de coelhos em grupos formados na comunidade de assentados localizado no Assentamento Areias, município de Nioaque-MS e na Escola Familiar Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues-EFAR/COAAMS, pertencente ao município de Maracaju - MS. Estes grupos desenvolvem horticultura com base nas técnicas da produção orgânica, onde existem sobras de hortaliças. Com os resíduos das hortas, parte foi utilizada como alimento para os animais. Assim, via Universidade Federal da Grande, Dourados, foram doados coelhos da raça nova Zelândia ou mestiços, após desmame, com idade média de 45 a 60 dias. Foram efetuados acompanhamento mensal e orientações teóricas e práticas empregadas na atividade, feitas discentes, docentes da UFGD e técnicos da APOMS que participaram na parte de orientações sobre as plantações (hortas). As instalações para a criação foram rústicas, com as coelheiras, suspensas, feitas de sobras de madeira e os utensílios, mínimo necessário, de plástico. A alimentação dos animais foi constituída de ração e forragem e parte das hortaliças. Dentro de uma perspectiva de diversificação em propriedades rurais, a atividade cunícula se evidencia com grande potencial, visto seus benefícios relacionados à baixa necessidade de espaço, ao aproveitamento de resíduos, impacto ambiental reduzido, fonte rica de proteína e complementaridade com outras atividades. Vale ressaltar ainda que sistema recomendado, o manejo e a linguagem utilizada devem ser adaptados à realidade do público a ser atingido, diferenciando-se do preconizado para uma criação comercial.
Palavras-chave: Coelho (oryctolagus)
Rabbits
Assentamentos rurais
Rural settlement
Cunicultura
Cuniculture
Sustentabilidade
Sustainability
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: SANTOS, Gisele Rodrigues de Oliveira. Cunicultura como atividade agrícola e pecuária na sustentabilidade do meio rural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Zootecnia) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2971
Data do documento: 24-Jul-2018
Aparece nas coleções:Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GiseleRodriguesdeOliveiraSantos.pdf3,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.