Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3073
metadata.dc.type: Livro
Title: Transtorno do Déficit de Atenção com hiperatividade, medicina e educação: encontros e desencontros
metadata.dc.creator: Souza, Warley Carlos de
metadata.dc.description.resumo: O novo modelo de existência da juventude — no qual a tecnologia digital permite diversas conexões simultâneas — torna a velocidade a marca da existência na atualidade, inclusive da própria criança/educando. Tal afirmação fortalece as indagações que tomaram corpo para a constituição deste trabalho, sendo a principal delas a seguinte: como a família, a escola e o serviço médico têm se preparado para atuar com esse “novo” modelo de paciente, de aluno e de filho? Para refletir sobre tal pergunta, este livro foi dividido em três partes: na primeira, apresentam-se os princípios e critérios utilizados para a elaboração do laudo médico do TDA/H, buscando compreendê-los de forma mais completa; na segunda, destaca-se como as crianças diagnosticadas são pensadas no contexto escolar (para tanto, foram realizadas entrevistas e observações em sala de aula de professores que atuam diretamente com os educandos com TDA/H); na terceira parte, relata-se a observação de crianças diagnosticadas em suas relações familiares com o objetivo de saber em que medida o laudo interfere nessas relações.
Keywords: Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade
Attention-deficit hyperactivity disorder
Formação de professores
Teacher education
Educação inclusiva
Inclusive education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
Citation: SOUZA, Warley Carlos de. Transtorno do Déficit de Atenção com hiperatividade, medicina e educação: encontros e desencontros. Dourados, MS: Editora UFGD, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3073
Issue Date: 2014
Appears in Collections:Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.