Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3129
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gestão de compras na instituição SENAI da região da grande Dourados: um estudo no aspecto de compras
Autor(es): Alencar, Pedro Henrique de Souza
Primeiro Orientador: Noriller, Rafael Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Antônio Carlos Vaz
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Juarez Marques
Resumo: Este estudo busca demonstrar e analisar como é realizado o procedimento de compra de uma Instituição educacional de direito privado em Dourados – MS, em relação aos aspectos de aquisição de materiais e serviços. Tem como objetivo geral demonstrar e analisar a sistemática utilizada no processo de compra. O método utilizado foi de estudo de caso e os dados foram coletados juntamente com a coordenação de suprimento (COSUP); por meio dos editais de licitações e através dos fatos de vivencia do dia-a-dia no setor de compras da unidade de Dourados-MS. Fez-se uma análise das informações, separando em fluxograma, detalhando toda a sistemática, e em quadros, descrevendo o levantamento da quantidade de licitações e estimativa dos gastos durante o ano-calendário 2015. Os resultados da análise apresentam a existência de uma grande morosidade no procedimento, tanto nas compras por licitação, como nas aquisições por dispensa, assim como a relevante utilização do pregão eletrônico, como a modalidade mais utilizada, devido aos benefícios que proporciona. A partir da pesquisa foi possível propor melhorias, por meio de um novo fluxograma para as aquisições, a fim de otimizar o processo de forma eficiente e eficácia, assim como alternativas para ampliar a concorrência, e consequentemente adquirir produtos e serviços com qualidade ao melhor custo benefício.
Abstract: This study seeks to demonstrate and analyze how the purchase procedure of a private educational institution in Dourados - MS is performed in relation to the acquisition of materials and services. Its general objective is to demonstrate and analyze a system used in the buying process. The method used in the case study and the data were collected together with a supply coordination (COSUP); Through the bids for bidding and through the types of day-to-day living, there is no purchasing sector of the Dourados-MS unit. An analysis of the information was made, separating in a flowchart, detailing a systematic, and in tables, describing the survey of the quantity of bids and estimate of the expenses during the calendar year 2015. The results of the analysis present a very long existence In the procedure, both in the purchases by bidding and in the acquisitions by waiver, as well as a relevant use of the electronic auction, as a more used modality, due to the benefits that it provides. From the research it is possible to propose improvements, through a new flowchart for the acquisitions, an aim to optimize the process efficiently and effectively, as well as alternatives to increase the competition, and consequently to acquire products and services with quality at the best cost Benefit.
Palavras-chave: Processo de compras
Purchasing
Licitações
Bidding
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: ALENCAR, Pedro Henrique de Souza. Gestão de compras na instituição SENAI da região da grande Dourados: um estudo no aspecto de compras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3129
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PedroHenriquedeSouzaAlencar.pdf791,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.