Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3149
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Parâmetros tecnológicos da maturação de sementes de crambe
Autor(es): Silva, Ana Paula de Oliveira
Ribeiro, Isabella Souza
Primeiro Orientador: Masetto, Tathiana Elisa
Resumo: Conhecer o melhor momento para semear uma semente permite obter o seu melhor potencial de produção. Com o objetivo de determinar indicadores de maturidade fisiológica em sementes de crame, Crambe abyssinica Hochst, foram feitas quatro coletas de sementes aos 13, 22, 26 e 28 dias após o florescimento. As plantas estavam localizadas na Fazenda Experimental de Ciências Agrárias (FAECA) da UFGD em Dourados – MS. Para cada coleta foram avaliados atributos físicos com comprimento, diâmetro, massa total, teor de água e massa de matéria seca. Também foi avaliada a germinação através do percentual de plântulas normais e sementes dormentes, no momento das coletas e após seis meses de armazenamento. Para os atributos físicos observa-se o aumento linear para todas as coletas, devido ao acúmulo de reservas ao longo do seu desenvolvimento com exceção do teor de água que decresceu pela perda de água da semente para o ambiente, de 77% para 32%. Os resultados obtidos no teste de germinação permitiram constatar que, a dormência em sementes de crambe é alta durante o desenvolvimento das sementes e no ponto de colheita; verificando-se 6% a 17% de plântula normais ao longo das avaliações. Porém, após 6 meses de armazenamento as sementes apresentaram germinação de 40% a 89% das sementes, em função das épocas de desenvolvimento. Os testes de absorção de água confirmam a dormência das sementes; independentemente do estágio de desenvolvimento, as sementes seguiram o padrão trifásico de embebição, sendo que nas primeiras 50 horas chegam na fase II, estabilizando a absorção sem iniciar a fase III para a protrusão da raiz primária .
Palavras-chave: Crambe abyssinica
Germinação
Germination
Semente oleaginosa
Oilseeds
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: SILVA, Ana Paula de Oliveira; RIBEIRO, Isabella Souza. Parâmetros tecnológicos da maturação de sementes de crambe. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3149
Data do documento: 30-Mar-2017
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaPauladeOliveiraSilva - IsabellaRibeiro.pdf579,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.