Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3165
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Controle da mosca-branca [Bemisia tabaci (Gennadius) Biótipo B (Hemiptera: aleyrodidae)] na soja [Glycine max (L.) Merril] em tratamento de sementes
Autor(es): Leal, Mateus Fuchs
Primeiro Orientador: Degrande, Paulo Eduardo
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Fabricio Fagundes
metadata.dc.contributor.referee2: Guazina, Renato Anastacio
Resumo: Dentre as pragas que infestam a soja, a mosca-branca Bemisia tabaci biótipo B é um inseto que causa danos diretos pela sucção da seiva, injeção de toxinas e liberação de honeydew e danos indiretos pela formação da fumagina (fungo Capnodium spp.) e transmissão de doenças viróticas. O tratamento de sementes com inseticidas é uma prática que possibilita a redução do número de aplicações de inseticidas após a emergência da cultura, por controlar algumas pragas e doenças, reduzindo custos de produção para o produtor, prevenindo a perda do estande desejado e garantindo o estabelecimento inicial das plântulas, além de reduzir os riscos para os aplicadores de defensivos agrícolas e aos inimigos naturais de insetos pragas. São escassos os estudos de controle da mosca-branca com tratamento de sementes na Cultura da Soja. Considerando-se a importância do tratamento das sementes no controle de outras pragas, este trabalho teve como objetivo, avaliar o efeito do Imidacloprid, Thiamethoxam, Clothianidin e Fipronil no tratamento de sementes sobre a preferência de oviposição e a sobrevivência de ninfas de Bemisia tabaci biótipo B em folíolos de plântulas e plantas de soja, em condições controladas de casa de vegetação. O tratamento de sementes com o inseticida Thiamethoxam diminuiu a oviposição de B. tabaci biótipo B nas plantas de soja com idades de 14 d.a.e. Os produtos testados no tratamento de sementes não controlaram as ninfas de mosca-branca em folíolos de plântulas/plantas de soja com 7 d.a.e; 14 d.a.e e 21 d.a.e.
Palavras-chave: Bemisia tabaci
Neonicotinoides
Neonicotinoid insecticides
Fipronil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: LEAL, Mateus Fuchs. Controle da mosca-branca [Bemisia tabaci (Gennadius) Biótipo B (Hemiptera: aleyrodidae)] na soja [Glycine max (L.) Merril] em tratamento de sementes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3165
Data do documento: 29-Mar-2017
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MateusFuchsLeal.pdf819,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.