Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3172
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cinética de secagem das folhas de amora preta (Morus nigra L.)
Autor(es): Gonçalves, Alexandre Alves
Primeiro Orientador: Goneli, André Luís Duarte
Resumo: As folhas de amora são muito utilizadas na medicina popular, e nos últimos anos há muitas pesquisas sobre os compostos das folhas de amora e seus benefícios como planta medicinal para a saúde humana, porém não há estudos sobre o processo de secagem deste produto, sendo está etapa fundamental de fundamental importância. Assim, objetivou-se com o presente trabalho avaliar o comportamento da cinética de secagem das folhas de amora- preta (Morus nigra L.), sob diferentes temperaturas e velocidade do ar de secagem, bem como determinar o coeficiente de difusão efetivo e a energia de ativação. As folhas de amora foram colhidas com teor de água inicial de 67 ± 2 % (b.u.), sendo submetidas à secagem em diferentes condições controladas de temperaturas (40, 50, 60 e 70 °C) e velocidades do ar de secagem (0,4 e 0,8 m s -1 ), em um secador experimental de leito fixo, até atingirem teor de água de equilíbrio. Para fins de modelagem matemática considerou-se a secagem até o teor de água de 10 ± 1%. Aos dados observados de razão de umidade foram ajustados 8 diferentes modelos matemáticos tradicionalmente utilizados para representar o processo de secagem de produtos agrícolas em camada delgada. Com base nos resultados obtidos, foi selecionado o modelo de Midilli para representar o processo de secagem das folhas de amora em camada delgada. A redução do tempo de secagem devido a elevação da velocidade do ar de secagem é mais pronunciada para as menores temperaturas. Valores do coeficiente de difusão efetivo aumentam com a elevação da temperatura e da velocidade do ar secagem. Os valores da energia de ativação para a difusão líquida foram de 65,9418 kJ mol-1 e 66,0839 kJ mol-1 para a velocidade de 0,4 e 0,8 m s -1 , respectivamente para a faixa de temperatura estudada (40 a 70 °C).
Palavras-chave: Plantas medicinais
Medicinal plants
Morus nigra
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: GONÇALVES, Alexandre Alves. Cinética de secagem das folhas de amora preta (Morus nigra L.). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3172
Data do documento: 24-Mar-2017
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlexandreAlvesGoncalves.pdf988,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.