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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Cristiano Márcio Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4203780407747090pt_BR
dc.contributor.referee1Orlando, Roberto Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2228913986955678pt_BR
dc.contributor.referee2Yamamoto, Natanael Takeo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0407214611503495pt_BR
dc.creatorSimon, Guilherme Menezes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3505180566257702pt_BR
dc.date.accessioned2020-06-01T12:30:05Z-
dc.date.available2020-06-01T12:30:05Z-
dc.date.issued2017-04-04-
dc.identifier.citationSIMON, Guilherme Menezes. Tecnologias para motores diesel visando redução de emissão de poluentes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3176-
dc.description.resumoA humanidade vem explorando e extraindo os recursos naturais do planeta de forma ardilosa. A indústria automobilística a cada ano produz cerca de 50 milhões de veículos automotores movidos a combustíveis fosseis, dentre eles o diesel, classificado como uma das alternativas mais poluentes, assim existe a necessidade de soluções com menores impactos ambientais e economicamente justos. Neste contexto, o propósito do trabalho é uma revisão de literatura tendo como principal objetivo pesquisar por tecnologias disponíveis de substituição total ou parcial de óleo diesel por etanol. O que permitirá obter conhecimento sobre a utilização de biocombustíveis com relação a menor custo, eficiência, vantagens e desvantagens e possibilitando assim maior expectativa de crescimento a meios sustentáveis no mundo atual. As buscas bibliográficas foram realizadas em artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais, sítios de internet e anais de congresso. As novas tecnologias encontradas foram substituição total do óleo diesel por etanol, substituição parcial do óleo diesel por mistura com etanol, substituição total de óleo diesel com uso de velas aquecedoras, substituição parcial do óleo diesel por injeção de etanol no coletor de admissão, substituição parcial do óleo diesel por injeção de etanol internamente ao cilindro do motor no início do tempo de compressão, controle eletrônico de injeção, recirculação do gás de escapamento, redução catalítica seletiva. O estudo demonstrou que o uso de motores com injeção direta de óleo diesel com adição de etanol em motor diesel é pouco difundido nos estudos e nas indústrias brasileiras e as alterativas em uso ou em estudos se mostram economicamente inviáveis para a implementação atualmente devido ao alto custo de implantação e manutenção.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-06-01T12:30:05Z No. of bitstreams: 1 GuilhermeMenezesSimon.pdf: 1097115 bytes, checksum: 114ff73b011608841a45a8ecdcab78b1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-01T12:30:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GuilhermeMenezesSimon.pdf: 1097115 bytes, checksum: 114ff73b011608841a45a8ecdcab78b1 (MD5) Previous issue date: 2017-04-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Agráriaspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiocombustívelpt_BR
dc.subjectBiofuelsen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectMotor de combustão internapt_BR
dc.subjectInternal combustion enginesen
dc.subjectEtanolpt_BR
dc.subjectEthanolen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLApt_BR
dc.titleTecnologias para motores diesel visando redução de emissão de poluentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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