Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3176
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Souza, Cristiano Márcio Alves de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4203780407747090 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Orlando, Roberto Carlos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2228913986955678 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Yamamoto, Natanael Takeo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0407214611503495 | pt_BR |
dc.creator | Simon, Guilherme Menezes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3505180566257702 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-01T12:30:05Z | - |
dc.date.available | 2020-06-01T12:30:05Z | - |
dc.date.issued | 2017-04-04 | - |
dc.identifier.citation | SIMON, Guilherme Menezes. Tecnologias para motores diesel visando redução de emissão de poluentes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3176 | - |
dc.description.resumo | A humanidade vem explorando e extraindo os recursos naturais do planeta de forma ardilosa. A indústria automobilística a cada ano produz cerca de 50 milhões de veículos automotores movidos a combustíveis fosseis, dentre eles o diesel, classificado como uma das alternativas mais poluentes, assim existe a necessidade de soluções com menores impactos ambientais e economicamente justos. Neste contexto, o propósito do trabalho é uma revisão de literatura tendo como principal objetivo pesquisar por tecnologias disponíveis de substituição total ou parcial de óleo diesel por etanol. O que permitirá obter conhecimento sobre a utilização de biocombustíveis com relação a menor custo, eficiência, vantagens e desvantagens e possibilitando assim maior expectativa de crescimento a meios sustentáveis no mundo atual. As buscas bibliográficas foram realizadas em artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais, sítios de internet e anais de congresso. As novas tecnologias encontradas foram substituição total do óleo diesel por etanol, substituição parcial do óleo diesel por mistura com etanol, substituição total de óleo diesel com uso de velas aquecedoras, substituição parcial do óleo diesel por injeção de etanol no coletor de admissão, substituição parcial do óleo diesel por injeção de etanol internamente ao cilindro do motor no início do tempo de compressão, controle eletrônico de injeção, recirculação do gás de escapamento, redução catalítica seletiva. O estudo demonstrou que o uso de motores com injeção direta de óleo diesel com adição de etanol em motor diesel é pouco difundido nos estudos e nas indústrias brasileiras e as alterativas em uso ou em estudos se mostram economicamente inviáveis para a implementação atualmente devido ao alto custo de implantação e manutenção. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-06-01T12:30:05Z No. of bitstreams: 1 GuilhermeMenezesSimon.pdf: 1097115 bytes, checksum: 114ff73b011608841a45a8ecdcab78b1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-06-01T12:30:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GuilhermeMenezesSimon.pdf: 1097115 bytes, checksum: 114ff73b011608841a45a8ecdcab78b1 (MD5) Previous issue date: 2017-04-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Agrárias | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biocombustível | pt_BR |
dc.subject | Biofuels | en |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Sustainability | en |
dc.subject | Motor de combustão interna | pt_BR |
dc.subject | Internal combustion engines | en |
dc.subject | Etanol | pt_BR |
dc.subject | Ethanol | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA | pt_BR |
dc.title | Tecnologias para motores diesel visando redução de emissão de poluentes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Engenharia Agrícola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GuilhermeMenezesSimon.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.