Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3181
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desempenho de semeadora-adubadora em função de sulcadores, profundidades e velocidades de operação
Autor(es): Coaresma, Mateus de Oliveira
Canteiro, Nélio Rodrigo Ojeda
Primeiro Orientador: Souza, Cristiano Márcio Alves de
metadata.dc.contributor.referee1: Cortez, Jorge Wilson
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Jackeline Matos do
Resumo: O desenvolvimento eficaz da cultura do milho, no cultivo mínimo, tem como uma das variáveis consideráveis, a correta adequação dos componentes de regulagem e a velocidade de deslocamento da semeadora-adubadora durante a semeadura. O trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de uma semeadora-adubadora utilizando-se dois sulcadores, duas profundidades de deposição da semente e três velocidades de operação na semeadura do milho, em preparo reduzido. A semeadora utilizada foi a uma Baldan PPSOLO speed box 4500. Para montagem do experimento foi adotado o esquema de parcelas subdivididas, em que as parcelas constituíram o tipo de mecanismo sulcador (haste sulcadora ou disco duplo) e as subparcelas três velocidades de deslocamento (3,20; 5,15; 7,32 km h-1 ) e duas profundidades de semeadura (35 e 40 mm), no delineamento inteiramente casualizado, com três repetições. As variáveis analisadas foram o índice de velocidade de emergência de plântulas, a emergência a campo, os espaçamentos aceitáveis, falhos e duplos, a força na barra de tração, a potência do motor, a energia consumida por hectare e as capacidades de campo efetiva e operacional. A qualidade de semeadura foi influenciada pelo tipo de sulcador e pela profundidade de deposição das sementes, sendo que o disco-duplo trabalhando a 35 mm de profundidade proporcionaram os melhores resultados. As capacidades de campo da semeadora avaliada aumentaram conforme aumento da velocidade de deslocamento, entretanto não foram afetadas pelos tipos de sulcadores usados e as profundidades até 40 mm. A força exigida na barra de tração não é afetada pela variação da velocidade de semeadura em preparo do solo com cultivo mínimo, entretanto a potência exigida no motor do trator aumenta e a energia demandada por hectare diminui.
Palavras-chave: Mecanização agrícola
Agricultural mechanization
Semeadura
Sowing
Preparação do solo
Soil management
Zea mays
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: COARESMA, Mateus de Oliveira; CANTEIRO, Nélio Rodrigo Ojeda. Desempenho de semeadora-adubadora em função de sulcadores, profundidades e velocidades de operação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3181
Data do documento: 29-Mar-2017
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MateusdeOliveiraCoaresma - NelioRodrigoOjedaCanteiro.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.