Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3226
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Especialização |
Título: | Dramas rodrigueanos: caso Sônia |
Título(s) alternativo(s): | Rodriguean drams: Sonia case |
Autor(es): | Ribeiro, Vanessa Lopes |
Primeiro Orientador: | Guerra, Ariane |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vale, Flávia Janiaski |
metadata.dc.contributor.referee2: | Chaves, Marcos |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo explorar os caminhos do process drama aliado ao dramaturgo Nelson Rodrigues. Para isso, no decorrer do trabalho são apontadas características referentes à metodologia e ao dramaturgo que podem se tornar aliados dentro das escolas no ensino fundamental II, ou no ensino médio, para discutir temas relacionados a sociedade e estimular um pensamento crítico sobre a mesma. Foi selecionada a peça Valsa no 6 para ser utilizada de pré-texto para a criação de episódios de process drama, levando em consideração o caso de feminicídio apontado na dramaturgia. Para elaboração do process drama, escolhi trabalhar com três elementos característicos dessa metodologia, que são: professor- personagem, caixa de estímulos e ambientação cênica; utilizando pelo menos um dos recursos em cada um dos seis episódios descritos neste trabalho. |
Abstract: | The present research had as objective to explore the paths of the process drama allied to the playwright Nelson Rodrigues. For this, in the course of the work are pointed characteristics referring to the methodology and the playwright who can become allies within the schools in elementary education II, or in high school, to discuss topics related to society and stimulate critical thinking about it. The piece Valsa no 6 (Waltz # 6) was selected to be used as pre-text for the creation of episodes of process drama, taking into account the case of feminicide pointed out in dramaturgy. For elaboration of the process drama, I chose to work with three characteristic elements of this methodology, which are: teacher-character, stimulus box and scenic setting; using at least one of the resources in each of the six episodes described in this work. |
Palavras-chave: | Dramaturgia Dramaturgy Artes - ensino e aprendizagem Art - Study and teaching Rodrigues, Nelson, 1912-1980 |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Comunicação, Artes e Letras |
Citação: | RIBEIRO, Vanessa. Dramas rodrigueanos: caso Sônia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Teatro: Poéticas e Educação) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3226 |
Data do documento: | 17-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Teatro: Poéticas e Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VanessaLopesRibeiro.pdf | 839,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.