Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3236
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gerenciamento de resíduos de serviço de saúde: um estudo de caso em estabelecimentos de saúde do setor público na cidade de Dourados-MS
Autor(es): Nascimento, Ataís Oliveira do
Primeiro Orientador: Almeida, Vera Luci de
metadata.dc.contributor.referee1: Ceccon, Simone
metadata.dc.contributor.referee2: Raupp, Fabiana
Resumo: Quando não é feito de maneira correta, o gerenciamento de resíduos de serviço de saúde pode prejudicar o meio ambiente e pode ser nocivo ao bem-estar das pessoas. Dada sua importância, é imprescindível a implementação de um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço e Saúde no dia a dia das instituições desse setor. Exige-se que o plano esteja em acordo com a lei, conforme a RDC ANVISA no. 306/2004 e Resolução CONAMA no. 358/2005, as quais regulamentam a produção e a destinação de resíduos. Este estudo aborda a Medida de Desempenho para Estabelecimentos de Saúde e tem como objetivo investigar as práticas das instituições de saúde do município de Dourados (MS), com vistas a contribuir com a elaboração de novas ações e medidas que possam solucionar os problemas e satisfazer as necessidades no gerenciamento adequado de resíduos do âmbito da saúde. A metodologia de pesquisa utilizada seguiu procedimentos descritivos, com entrevistas e questionários através dos responsáveis pelo gerenciamento de RSS das instituições pesquisadas. Com os resultados obtidos as instituições foram classificadas na escala da MDAES, variando seus resultados finais e identificando as conformidades e não conformidades no gerenciamento de RSS na rotina das instituições. Assim sugerindo onde há necessidade de melhoria no gerenciamento de RSS das instituições estudadas, seguindo os apontamentos no questionário aplicado.
Palavras-chave: Resíduos hospitalar
Health-care waste
Gerenciamento de resíduos
Waste management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: NASCIMENTO, Ataís Oliveira do. Gerenciamento de resíduos de serviço de saúde: um estudo de caso em estabelecimentos de saúde do setor público na cidade de Dourados-MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3236
Data do documento: 31-Mar-2017
Aparece nas coleções:Gestão Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AtaisOliveiradoNascimento.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.