Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3253
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Priming in vitro em variedades de cana-de-açúcar (RB966928 e RB867515)
Autor(es): Duarte, Rafaela Pereira
Primeiro Orientador: Rezende, Rodrigo Kelson Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Fernanda
metadata.dc.contributor.referee2: Jesus, Maílson Vieira
Resumo: A cana-de-açúcar é uma cultura que assume lugar de destaque na economia mundial e no Brasil, e sendo uma glicófita apresenta sensibilidade a solos salinos em vários estágios de seu crescimento. A alta concentração de sal em solos agrícolas, principalmente aqueles que são irrigados, é motivo de grande preocupação, não só no Brasil, como no mundo. A aplicação de métodos de pré-condicionamento (priming) é uma estratégia que envolve uma exposição da planta a fatores de estresse bióticos ou abióticos, tornando-a mais resistente quando exposta a um novo ciclo de estresse. Com o objetivo de associar as técnicas de priming e de micropropagação, plantas de cana-de- açúcar das variedades RB966928 e RB867515, micropropagadas a partir de meristemas, receberamtratamentos de priming caracterizados pela adição separada de diferentes sais (NaCl e KCl) em diferentes concentrações (0,0; 12,5; 25,0 e 50,0mM) no meio MS. Concluídos os períodos de priming, as plantas foram cultivadas em meio de enraizamento sem adição de sais, aclimatizadas e submetidas a estresse salino ex vitro gradativo com regas de 20→40 e 60 mM de NaCl, durante 30 dias. Após o estresse ex vitro, as plantas foram avaliadas sob as variáveis: matéria seca da parte aérea (MSPA) e radicular (MSR), número de perfilhos, e índice de clorofila SPAD. Observou-se resposta distinta das variedades RB966928 e RB867515 quando submetidas aos tratamentos de priming com diferente concentrações de NaCl e KCl. As mudanças nas concentrações dos tratamentos de priming apresentaram efeito significativo sob o índice de clorofila, sendo que os dois sais (NaCl e KCl) e as duas variedades (RB966928 e RB867515) geraram respostas distintas.A exposição ao agente agressor em tempo maior que 24 horas pode ser mais efetivo na geração de um estresse capaz de ativar o metabolismo celular e incrementar a atividade fisiológica da planta.Recomenda-se estudos com o aumento da duração dos tratamentos de priminge estudo mais detalhados da cultura ao longo do seu ciclo produtivo.
Palavras-chave: Estresse osmótico
Osmotic stress
Micropropagação
Micropropagation
Saccharum officinarum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: DUARTE, Rafaela Pereira. Priming in vitro em variedades de cana-de-açúcar (RB966928 e RB867515). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biotecnologia) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3253
Data do documento: 31-Mar-2017
Aparece nas coleções:Biotecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RafaelaPereiraDuarte.pdf916,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.