Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3257
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Contribuições da abordagem desenvolvimentista para a prática de educação física escolar |
Título(s) alternativo(s): | Contributions of approach developmental for school physical education practice |
Autor(es): | Maciel, Ivan Palhano |
Primeiro Orientador: | Vinha, Marina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Martins, Morgana de Fátima Agostini |
metadata.dc.contributor.referee2: | Iwamoto, Vivian |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi caracterizar as abordagens metodológicas na prática da educação física e suas possibilidades de contribuição na formação global dos alunos. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e tratou das abordagens pedagógicas, buscando contextualizar a abordagem desenvolvimentista. O referencial teórico foi pautado nos seguintes autores: Miúdo (2003), Grespan (2008), Gallahue e Donnelly (2008), Haywood e Getchell (2004), Gallahue e Ozmun (2003) e Darido e Rangel (2011). A metodologia seguiu os seguintes passos: seleção dos autores e sistematização de um quadro teórico com as referidas abordagens. Nas considerações finais apontamos os procedimentos dos profissionais de educação fisica, com foco no período de 1980-1990 como pessoas do seu tempo histórico, com dificuldades quanto às novas metodologias que poderiam qualificar suas aulas, ou ainda sujeitos a um contexto político desfavorável, de forma a comprometer os campos ativos, afetivos e sociais deles próprios e de seus alunos. Destacamos ainda as características da abordagem desenvolvimentista no processo de maturação, crescimento e desenvolvimento infantil, compreendendo como a abordagem mais favorecedora do desenvolvimento dos alunos. |
Abstract: | The objective this study was characterize the Metodological Approaches in the practice of Physical Education and your possibilities contribuition in a Global Formation of pupils. The Research was type Bibliographic, and treated of Pedagogic Approaches, seeking contextualize the desenvolvimentist approach. The Theoric Referential was lined in the authors following: Darido (2003), Grespan (2008), Gallahue and Donnelly (2008), Haywood and Getchell (2004), Gallahue and Ozmun (2003) and Darido and Rangel (2011). The rout followed the lines steps: select on of authors and sistematization of a theoric Board with the approaches. In the. Finals Considerations we showed the procedures of Physical Education Professionals, with focus in the period 1980 to 1990 like people of your historic time, with dificulties, as new methodologies that would can quality your classes, or subjects a politic context, unfavorable in order to compromise the active fields, afectives and socials themselves and yours pupils. We highlight, even, the features of developmental approach in the Maturation Process, growth and childhood development, comprising as approach more flattering of development of the students. |
Palavras-chave: | Educação física - ensino e aprendizagem Physical education - Study and teaching Desenvolvimento infantil Child development |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Citação: | MACIEL, Ivan Palhano. Contribuições da abordagem desenvolvimentista para a prática de educação física escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3257 |
Data do documento: | 23-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IvanPalhanoMaciel.pdf | 11,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.