Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3258
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | As Contribuições da educação física adaptada para o deficiente físico no contexto escolar |
Título(s) alternativo(s): | The Contributions of physical education adapted to the physical disability in the school context |
Autor(es): | Lima, Juliana do Nascimento |
Primeiro Orientador: | Souza, Ilma Regina Castro Saramago de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Filus, Josiane Fujisawa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Iwamoto, Vivian |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as contribuições da Educação Física Adaptada para o aluno deficiente físico no contexto escolar e como objetivos específicos: Compreender conceitos e características da deficiência física; conhecer a origem e as propostas da Educação Física Adaptada; analisar as contribuições da Educação Física Adaptada para o aluno com deficiência física. A partir da pesquisa bibliográfica, buscou-se estudar a história, os conceitos e as características da deficiência, assim como as propostas e as contribuições da Educação Física Adaptada para o deficiente físico. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para que, os professores de Educação Física reflitam a sua prática ao utilizarem a Educação Física Adaptada e se beneficiem dela, a fim de auxiliar o desenvolvimento físico, social e educacional de seus alunos. |
Abstract: | This research aimed to: Investigate the contributions of Adapted Physical Education to the physically handicapped student in the school context and as specific objectives: To understand concepts and characteristics of physical disability; Know the origin and the proposals of Adapted Physical Education; To analyze the contributions of Adapted Physical Education to the student with physical disability. From the bibliographical research, we sought to study the history, concepts and characteristics of the disability, as well as the proposals and the contributions of Adapted Physical Education for the physically handicapped. It is hoped that the results of this research can contribute to the fact that Physical Education teachers reflect their practice by using Adapted Physical Education and benefiting from it in order to assist the physical, social and educational development of their students. |
Palavras-chave: | Educação especial Special education Educação física - ensino e aprendizagem Physical education - Study and teaching Pessoa com deficiência People with disabilities |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Citação: | LIMA, Juliana do Nascimento. As Contribuições da educação física adaptada para o deficiente físico no contexto escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3258 |
Data do documento: | 27-Abr-2017 |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JulianadoNascimentoLima.pdf | 5,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.