Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3291
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O Estágio curricular obrigatório do curso de educação física da UFGD: o atletismo na escola (2013 a 2015) |
Título(s) alternativo(s): | UFGD'S physical education course mandatory curricular intership. the athletics at school (2013 to 2015) |
Autor(es): | Silva, Aline Rodrigues Guedes da |
Primeiro Orientador: | Levandoski, Gustavo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nogueira, Rosemeire Messa de Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Iwamoto, Vivian |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo conhecer o Estágio Curricular Supervisionado de Educação Física e analisar a frequência do Atletismo como conteúdo nas aulas aplicadas na regência. Foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa classificada como documental e exploratória. Analisamos 66 relatórios de Estágio da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio dos acadêmicos da Universidade Federal da Grande Dourados. Ao caracterizar o estágio percebemos que essa etapa da graduação permite ao acadêmico a vivência como docente e a relacionar a teoria aprendida na faculdade com a prática no estágio. Em relação aos conteúdos, o Atletismo apresentou uma frequência inferior aos esportes de quadra e a recreação, foi aplicado apenas no Ensino Fundamental, 5,8% nos anos inicias, por meios de jogos e brincadeiras, e 6% nos anos finais com o ensino da teoria e da técnica. Concluímos que os acadêmicos se mostraram criativos ao desenvolver os planejamentos das aulas, visto que em escolas públicas há uma certa dificuldade em encontrar materiais e local adequado para a prática deste esporte. Mas ainda assim, esse percentual é grave, pois sabemos a importância deste conteúdo nas aulas de Educação Física. |
Abstract: | This study's objective was to know the Physical Education's supervised curricular intership and analyse the frequency that athletics was used as content during the regency classes. A quantitative and qualitative research was made, classified as documental and exploratory analisys. We analysed 66 early childhood education, elementary school and high school's reports written by UFGD's students. We realize that this graduation's stage allows the student to work like a teacher and to relate the theory learned at the college with the practice found at the intership. The athletics had a lower frequency in relation to court sports and recreation activities. It was used only to elementary school, 5,8% in the initial years, through games, and 6% in the final years through the theory and technique's theaching. We concluded that is dificult to find materials and suitable places to practice this sport in public shools. This is a serious percentage because we know the importance of this content in the Physical Education classes |
Palavras-chave: | Educação física - ensino e aprendizagem Physical education - Study and teaching Formação profissional Professional qualification Atletismo Athletic training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Citação: | SILVA, Aline Rodrigues Guedes da. O Estágio curricular obrigatório do curso de educação física da UFGD: o atletismo na escola (2013 a 2015). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3291 |
Data do documento: | 23-Set-2016 |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AlineRodriguesGuedesdaSilva.pdf | 840,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.