Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3292
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O Ensino da educação física para alunos surdos |
Autor(es): | Costa, Ariadna Dias |
Primeiro Orientador: | Silva, Eliane Francisca Alves da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gomes, Márcia Bueno |
metadata.dc.contributor.referee2: | Iwamoto, Vivian |
Resumo: | O presente artigo busca fazer uma reflexão sobre como está sendo desenvolvido o processo de ensino de Educação Física para alunos surdos no ambiente escolar e como os professores têm lidado com essa questão de forma a valorizar e respeitar a Língua e Cultura desses alunos, tendo em vista que, a Libras muito corrobora no processo de ensino aprendizagem dos mesmos. Para a realização desse estudo, tivemos como base as pesquisas já realizadas sobre a temática, partindo de uma pesquisa de cunho bibliográfico. Após a reflexão e compreensão sobre o ensino de Educação Física para surdos, vê-se que é de suma importância que os profissionais da área tenham conhecimento da Libras, da cultura e identidade surda. Pois, os alunos surdos têm capacidade de participar das atividades realizadas e preparadas pelo professor para a disciplina de Educação Física, desde que a eles sejam ofertadas oportunidades para tal ação, como o é ofertada para os alunos ouvintes, de forma que respeite a língua, cultura e identidade dos mesmos |
Abstract: | This article aims to reflect on how it is being developed physical education teaching process for deaf students in the school environment and how teachers have dealt with this issue in order to value and respect the language and culture of these students. For the Libras, much corroborates the teaching learning process of the same. To perform this study, we based on previous studies on the subject, starting a bibliographic nature of research. After reflection and understanding of the teaching of physical education for the deaf, seeing that it is important that professionals are aware of Libras, culture and deaf identity. For deaf students have the ability to participate in activities and prepared by the teacher to the discipline of physical education, since they opportunities are offered for such action, as it is offered to the listeners students in order to respect the language, culture and identity of the same. |
Palavras-chave: | Educação física - ensino e aprendizagem Physical education - Study and teaching Educação especial Special education Surdez Deafness |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Citação: | COSTA, Ariadna Dias. O Ensino da educação física para alunos surdos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3292 |
Data do documento: | 23-Set-2016 |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AriadnaDiasCosta.pdf | 207,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.