Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3296
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A Perspectiva dos alunos sobre o professor e sua prática pedagógica na educação física escolar
metadata.dc.creator: Xavier, Nycollas
metadata.dc.contributor.advisor1: Filus, Josiane Fujisawa
metadata.dc.contributor.referee1: Iwamoto, Vivian
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar a perspectiva dos alunos em relação ao comportamento do professor de educação física. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva qualitativa, para coleta de dados foi aplicado um questionário fechado, contendo 14 questões sobre Educação Física Escolar. O estudo foi realizado com 486 alunos do 7º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares da Região Metropolitana de CampinasSP. Constatou-se que os alunos se mostraram muito satisfeitos com suas aulas de Educação Física, pois 81% disseram que o professor motiva os alunos e 90% que o professor trata a todos igualmente. Isto sugere uma boa prática pedagógica por parte do professor que faz da sua aula uma atividade atrativa para as participação e interação de todos os alunos. Concluiuse que os alunos tem uma visão positiva da postura do professor durante as aulas de Educação Física, o que favorece sua participação e motivação para as aulas.
Abstract: The objective of this study was to identify the perspective of students in relation to the behavior of the physical education teacher. It is a descriptive, qualitative data collection to a questionnaire was applied closed, containing 14 questions about physical education at school. The study was conducted with 486 students of the 7th year of public and private schools in the Metropolitan Region of Campinas, SP. It was noted that the students were very satisfied with their Physical Education classes, because 81% said that the teacher motivates the students and 90% that the teacher treats all equally. This suggests a good pedagogical practice on the part of the teacher who makes his class an activity attractive for the participation and interaction of all students. It was concluded that students have a positive vision of the attitude of the teacher during physical education classes, which favors their participation and motivation for the classes.
Keywords: Educação física - ensino e aprendizagem
Physical education - Study and teaching
Práticas pedagógicas
Educational practices
Estudantes
Students
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citation: XAVIER, Nycollas. A Perspectiva dos alunos sobre o professor e sua prática pedagógica na educação física escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3296
Issue Date: 29-Sep-2016
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NycollasXavier.pdf790,32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.