Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3297
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Déficit de Atenção/Hiperatividade TDAH, nas aulas de educação física: procedimentos para manter a atenção dos alunos
Autor(es): Maciel, Patrícia Marques
Primeiro Orientador: Martins, Luís Antônio
metadata.dc.contributor.referee1: Iwamoto, Vivian
metadata.dc.contributor.referee2: Troquez, Marta Coelho Castro
Resumo: O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) tem despertado o interesse em diversas áreas de estudo, sobretudo, no âmbito educacional, de modo que, torna-se válido analisar e compreender a literatura científica que versa sobre este tema. Diante disso, o presente trabalho se propôs a buscar referenciais teóricos que pudessem auxiliar os educadores de educação física na elaboração e planejamento de atividades pedagógicas para o atendimento do aluno com TDAH. Acredita-se que a disciplina de educação física possa promover maior socialização aos alunos diagnosticados com TDAH, além de oportunizar o desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades com atividades específicas e direcionadas. Nesse sentido, com base em uma análise de referenciais teóricos sobre o tema, este artigo evidenciou que a educação física contribui para o desenvolvimento da memória, concentração e interação entre o aluno com TDAH e os demais. Observou-se ainda que o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no contexto de sala de aula, na maioria das vezes, confunde-se com indisciplina ou mau comportamento dificultando assim a identificação do problema e, por consequência, gera a incompreensão por parte dos educadores. Logo, legitima-se a importância de um estudo aprofundado acerca do tema objetivando uma melhoria da prática pedagógica e didática do professor. Ressalta-se também que estudos da educação inclusiva amparados por profissionais da saúde pontuam métodos relevantes para serem aplicados em classe, os quais proporcionam uma melhora considerável no aprendizado dos alunos com TDAH, bem como o desenvolvimento pessoal, cognitivo e social dos mesmos.
Abstract: Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) has aroused interest in many fields of study, especially in the education sector, so that it is valid to analyze and understand the scientific literature dealing with this topic. Therefore, this study aimed to seek theoretical frameworks that could help physical education teachers in the preparation and planning of educational activities for the student attendance with ADHD. It is believed that the physical education discipline to promote greater socialization students diagnosed with ADHD, and create opportunities to develop their skills and capabilities with specific and targeted activities. In this sense, based on an analysis of theoretical references on the topic, this article showed that physical education contributes to the development of memory, concentration and interaction between the student with ADHD and others. It was also observed that the attention deficit hyperactivity disorder in the context of the classroom, most of the time, confused with indiscipline or bad behavior so difficult to identify the problem and therefore generates the misunderstanding by educators. Soon, legitimizes the importance of a thorough study on the subject aimed at improving the pedagogical and didactic teacher practice. It is noteworthy also that studies of inclusive education supported by health professionals punctuate relevant methods to be used in class, which provide a considerable improvement in the learning of students with ADHD, as well as personal, cognitive and social development of the same.
Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade
Attention-deficit hyperactivity disorder
Práticas pedagógicas
Educational practices
Educação física - ensino e aprendizagem
Physical education - Study and teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citação: MACIEL, Patrícia Marques. Déficit de Atenção/Hiperatividade TDAH, nas aulas de educação física: procedimentos para manter a atenção dos alunos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3297
Data do documento: 30-Set-2016
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PatriciaMarquesMaciel.pdf650,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.