Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3306
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da logística de corte, carregamento e transporte (CCT) em uma usina de açúcar e etanol
Autor(es): Lenis, Carolina Erran
Primeiro Orientador: Camparotti, Carlos Eduardo Soares
Resumo: Este trabalho teve como objetivo estudar os processos logísticos canavieiros desde o corte da cana até seu descarregamento na usina, observando fatores que poderiam influenciá-los diretamente, e buscando a melhoria desses processos. A logística tem grande importância dentro de qualquer tipo de negócio, pois dela decorrem grande parte dos seus custos. Desse modo, quando a logística é bem estruturada, a empresa consegue obter custos menores e, por resultado, preços menores em seu produto final, tornando-se mais competitiva no mercado em que se encontra. Nesse contexto, encontra-se a área da logística de corte, carregamento e transporte (CCT) dentro das usinas de açúcar e etanol, visando à melhoria e acompanhamento de todos esses processos, a fim de se aumentar a eficiência dentro dessas usinas e torná-las mais competitivas. Sendo o Brasil o maior produtor de açúcar e de cana-de-açúcar do mundo, bem como o segundo maior produtor de etanol, a atividade logística bem elaborada ajuda a manter essa grande produtividade brasileira do setor. Este trabalho trata-se de um estudo de caso realizado em uma usina de açúcar e etanol, localizada na região da Grande Dourados. Através de entrevistas informais a funcionários da empresa, bem como de observações in loco, por meio de visita técnica, estudou-se os principais processos que fazem parte do CCT da empresa. Por meio desse estudo, notou-se falhas na logística de CCT da empresa que pudessem prejudicá-la, bem como falhas em fatores que interferiam diretamente no desenvolvimento dos processos de CCT. Foram notados problemas como o da infraestrutura da estrada que liga a usina até a cidade onde a maioria dos seus trabalhadores reside, e da estrada que liga o seu canavial até o pátio da empresa, bem como falhas de manutenção, e precário transporte dos trabalhadores, e - como decorrência – o descumprimento dos tempos ótimos previamente calculados pela logística da empresa. Em seguida, foram propostas sugestões de melhorias para esses problemas, tais como: iniciar um planejamento de uma obra de asfaltamento em ação conjunta com a prefeitura, planejar melhor a manutenção dos automóveis da empresa (adotando a manutenção preventiva), bem como realizar uma licitação para contratação de uma nova empresa para transportar os funcionários da usina. Por fim, foi realizado um plano de ação para essas sugestões de melhorias, por meio da ferramenta de gestão 5W1H.
Palavras-chave: Logística
Logistic
Transporte de carga
Cargo transport
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: LENIS, Carolina Erran. Análise da logística de corte, carregamento e transporte (CCT) em uma usina de açúcar e etanol. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3306
Data do documento: 22-Set-2016
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarolinaErranLenis.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.