Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3317
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aplicação de gráficos de controle para monitoramento estatístico na estação de tratamento de água do município de Caarapó-MS
Autor(es): Ferreira, Mayara
Primeiro Orientador: Silva, Rodolfo Benedito Zattar da
Resumo: A água é um elemento natural de importância vital, por esse motivo o controle de qualidade se torna indispensável para medir a eficiência do sistema de tratamento e ajudar na tomada de decisões frente a problemas que podem afetar a qualidade da água fornecida para população. O controle estatístico do processo (CEP),possui ferramentas eficazes para fazer o monitoramento, pois, auxiliam na identificação de possíveis anomalias. Este estudo surgiu da necessidade do monitoramento continuo de alguns parâmetros da água fornecida no município de Caarapó. Que devem estar sob legislação do Ministério da Saúde, Portaria No 2.914/2011, que estabelece procedimentos de controle e de vigilância da água para consumo humano. Com auxilio de software estatístico do Excel o Action Stat foi desenvolvido os gráficos de controle para medidas individuais e amplitude móvel (X e RM) para fazer o monitoramento das amostras colhidas no período do ano de 2015. A análise das amostras detectou variabilidade em alguns períodos, onde alguns pontos ficaram fora dos limites controle, no entanto não saíram dos padrões estabelecidos pela legislação vigente.
Palavras-chave: Controle de qualidade - método estatístico
Quality control - Statistical methods
Tomada de decisão
Decision making
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: FERREIRA, Mayara. Aplicação de gráficos de controle para monitoramento estatístico na estação de tratamento de água do município de Caarapó-MS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3317
Data do documento: 29-Abr-2016
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MayaraFerreira.pdf744,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.