Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3323
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Aplicação do estudo de tempos na redução de mão de obra em uma fábrica de sorvetes
Autor(es): Berthequine, Vitor Lopes
Primeiro Orientador: Raupp, Fabiana
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Fabio Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Camparotti, Carlos Eduardo Soares
Resumo: A intensa competitividade do mercado, aliada a busca por melhores estratégias organizacionais e a incorporação de novas tecnologias trazem enormes gastos com investimentos para que seja possível alcançar os objetivos e consequentemente o sucesso da organização. Mesmo em momentos de crise, a evolução não deve ser deixada de lado, fazendo com que formas de reduzir custos sejam trabalhadas e desenvolvidas nestas corporações. O presente trabalho abordou a aplicação de diferentes conceitos da Engenharia de Métodos em um setor de uma fábrica de sorvetes, de modo a reduzir o efetivo de colaboradores e identificar possíveis melhoria simples nas células de trabalho, sem que haja prejuízo na produção. Para a elaboração da abordagem no setor, o método utilizado foi uma pesquisa-ação exploratória, quali-quantitativa e aplicada, baseado em pesquisas bibliográficas, coleta de dados referentes ao processo de produção do sorvete do tipo massa. O estudo em questão tende a contribuir com o tema estudo de tempos de modo a dar cada vez mais ênfase à esta área, mostrando suas diferentes aplicações e vantagens na busca pela melhor forma de produção aliado ao melhor custo benefício. Entre os principais resultados obtidos com a elaboração do estudo, menciona-se a redução da mão de obra e redução de custos provindos destes colaboradores, bem como pequenas mudanças nas células de trabalho que aumentam o fluxo produtivo nos setores de produção
Palavras-chave: Engenharia de métodos
Methods engineering
Estudo de tempos
Time study
Layout
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: BERTHEQUINE, Vitor Lopes. A Aplicação do estudo de tempos na redução de mão de obra em uma fábrica de sorvetes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3323
Data do documento: 20-Set-2016
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VitorLopesBerthequine.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.