Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3325
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Extração e estudo da termodegradação do óleo da semente de nabo forrageiro
Autor(es): Souza, Augusto Ferreira
Primeiro Orientador: Muzzi, Rozanna Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Nogueira, Cláudio Rodrigo
metadata.dc.contributor.referee2: Vasconcelo, Maydla dos Santos
Resumo: O presente trabalho é uma composição dos estudos realizados acerca do óleo da semente de nabo forrageiro (Raphanus sativus L. var. oleiferus Metzg.), uma planta perene cultivada comumente nas regiões central e sul do Brasil com sementes portadoras de um alto teor oleaginoso, cerca de 40 a 54% em massa. Os dados coletados são referentes às análises de composição por cromatografia gasosa e das propriedades físico-químicas do óleo, extraído com solvente n-hexano, em um sistema de extração Soxhlet. Com o objetivo de se estudar a termodegradação do óleo, os parâmetros utilizados foram índice de acidez, densidade, tempo de indução em Rancimat, espectroscopia de absorção UV-Vis e fluorescência molecular, no decorrer de um processo de degradação térmica induzida, analisando principalmente a aplicabilidade da fluorescência molecular no monitoramento da oxidação gradativa do óleo estudado. A análise de composição demonstrou uma predominância de ácidos graxos insaturados, com uma composição total de 90,27 ± 6,10%, sendo eles principalmente os ácidos oleico (C 18:1), linoleico (C 18:2), erúcico (C 22:1), linolênico (C 18:3) e eicosanoico (C 20:1). O tempo de indução obtido foi de 48,0 ± 1,0 h, indicando assim uma alta resistência à oxidação, se comparado a valores da literatura. A densidade e o índice de acidez aumentaram no decorrer do processo, como previsto pela literatura, devido a reações de degradação de ácidos graxos, principalmente o rompimento de ligações duplas presentes nos mesmos. Os resultados de absorção de UV-Vis demonstraram um decaimento mais rápido que o demonstrado no espectro de emissão, evidenciando assim o potencial da técnica de fluorescência no monitoramento da termodegradação do óleo da semente de Raphanus sativus.
Palavras-chave: Raphanus sativus
Óleos vegetais
Vegetable oils
Fluorescência
Fluorescence
Degradação térmica
Thermal degradation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Citação: SOUZA, Augusto Ferreira. Extração e estudo da termodegradação do óleo da semente de nabo forrageiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Química) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3325
Data do documento: 23-Set-2016
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AugustoFerreiraSouza.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.