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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepção dos trabalhadores de uma escola pública sobre a qualidade de vida no trabalho
Autor(es): Rocha, Viviane Correa
Primeiro Orientador: Binotto, Erlaine
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Luiz Cândido
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Narciso Bastos
Resumo: A qualidade de vida é um importante aspecto a ser considerado na saúde do trabalhador, sobre os quais vem sendo atribuídas diversas funções no cotidiano de suas atividades de trabalho. O presente estudo tem como objetivo avaliar a percepção dos trabalhadores de uma Escola Pública sobre a qualidade de vida no trabalho. A metodologia do estudo foi uma pesquisa descritiva-qualitativa, através da coleta de dados por meio de questionários, tendo um total de 19 participantes entre eles professores, auxiliares administrativos e de limpeza. A pesquisa foi realizada com base no modelo proposto por Walton (1973), composto por oito fatores que são: compensação justa e adequada, condições de trabalho, oportunidade de uso e desenvolvimento de capacidades, oportunidade de crescimento e segurança, integração social no trabalho, constitucionalismo, trabalho e espaço de vida, relevância social da vida no trabalho. Os resultados evidenciaram que não existe um Programa de Qualidade de Vida na Escola, mas a maioria dos funcionários está satisfeito com as condições de trabalho da instituição. A maioria alegou não dispor de tempo para executar atividades extras em relação à Qualidade de Vida no Trabalho e por isso seria difícil implantar um programa relacionado a esse tema. Mas mesmo sem contar com um programa de Qualidade de Vida no Trabalho estabelecido, a maioria dos respondentes se mostra contente com as atividades que realiza e com os resultados obtidos. Por fim, entende-se que a Qualidade de Vida no Trabalho é um conceito muito abrangente que não deve ser tratado de forma isolada, mas sim, com um conjunto de dados e colaboração de todos os profissionais interessados em melhorar suas condições de trabalho.
Abstract: Quality of life is an important aspect to be considered in workers' health, on which has been assigned various functions in their daily work activities. This study aims to evaluate the perception of workers at a Public School on the quality of working life. The methodology of the study was a descriptive research, by collecting data through questionnaires, with a total of 19 participants including teachers, administrative assistants and cleaning. The survey was conducted based on the model proposed by Walton (1973), composed of eight factors that are fair and adequate compensation, working conditions, use of opportunity and development capabilities, growth opportunity and security, social integration at work, constitutionalism, work and living space, social relevance of work life. The results showed that there is no Quality of Life in School Program, but most employees are happy with the institution's working conditions. Most claimed to have time to run extra activities in relation to the Quality of Life at Work and so it would be difficult to implement a program related to this issue. But even without a Life Quality program in established labor, most respondents shows pleased with the activities carried out and the results obtained. Finally, it is understood that the Quality of Life at Work is a very broad concept that should not be treated in isolation, but with a set of data and collaboration of all professionals interested in improving their working conditions.
Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho
Quality of work life
Escola
Schools
Trabalhador
Worker
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: ROCHA, Viviane Correa. Percepção dos trabalhadores de uma escola pública sobre a qualidade de vida no trabalho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3364
Data do documento: 2016
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