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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Valeretto, Gerson João-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9485490387893416pt_BR
dc.contributor.referee1Nogueira, Maria Aparecida Farias de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7891161158206645 0000-0001-8410-666Xpt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Vera Luci de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8408015140460052pt_BR
dc.creatorJornada, Helen Amaral-
dc.date.accessioned2020-06-23T13:12:35Z-
dc.date.available2020-06-23T13:12:35Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationJORNADA, Helen Amaral. Redução dos impactos ambientais via alternativas de gestão dos resíduos sólidos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3388-
dc.description.abstractSociety is warning about the current state of the environment, and with that comes rethinking their attitudes and aimed at creating measures to mitigate environmental impacts. This work deals with the measures that have been taken by some companies in the private productive sector to reduce the environmental impacts of solid waste from processed products after they are consumed and before being disposed of in landfills. Issues related to reverse logistics and green marketing have gained relevance as a set of environmental policy factors, strategic, competitive and economical. In this research we were used three case studies, in two cases the companies adopting reverse logistics actions and procedures, and one of the cases the company adopts actions and procedures of green marketing. The companies concerned were Mercedes Benz, Kaiser Brewery and the third is a beverage industry not identified the source consulted. The survey was conducted through review and analysis of studies using the same companies for case studies. Thus, to obtain a comparison between the methods adopted and thus analyze, through the results, which method is most feasible and financially favorable. It was possible to identify the work that companies see the waste management processes deployed not only a way to reduce the environmental impacts, but also an optimization opportunity of the results, falling costs, good image before the public, better proximity to customers , among others.en
dc.description.resumoA sociedade está em alerta quanto a atual situação do meio ambiente, e com isso vem repensando suas atitudes e visando criar medidas para amenizar os impactos ambientais. Este trabalho trata sobre as medidas que vem sendo tomadas por algumas empresas do setor produtivo privado para diminuir os impactos ambientais causados pelos resíduos sólidos dos produtos industrializados após serem consumidos e antes de serem descartados nos aterros sanitários. As questões relativas à logística reversa e marketing verde têm ganhado relevância à medida de um conjunto de fatores de ordem ambiental, estratégica, competitiva e econômica. Nesta pesquisa foram utilizados três estudos de caso, em dois casos as empresas que adotam ações e procedimentos de logística reversa,e um dos casos a empresa adota ações e procedimentos do marketing verde. As empresas em questão foram a Mercedes Benz, Cervejarias Kaiser e a terceira é uma indústria de bebidas não identificada na fonte consultada. A pesquisa foi feita através de revisão e análise de trabalhos que utilizaram as mesmas empresas para estudos de caso. Assim, visando obter um comparativo entre os métodos adotado se assim analisar, através dos resultados, qual método é mais viável e financeiramente favorável. Foi possível identificar no trabalho que as empresas veem nos processos de gestão de resíduos implantados não só uma forma de diminuir os impactos ambientais, mas também uma oportunidade de otimização dos resultados, queda nos custos, boa imagem frente ao público, melhor proximidade com os clientes, entre outros.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-06-23T13:12:35Z No. of bitstreams: 1 HelenAmaralJornada.pdf: 214020 bytes, checksum: d859f2dea882a67fe13900543ad7318d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-23T13:12:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HelenAmaralJornada.pdf: 214020 bytes, checksum: d859f2dea882a67fe13900543ad7318d (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLogística reversapt_BR
dc.subjectReverse logisticsen
dc.subjectMarketing verdept_BR
dc.subjectGreen marketingen
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectSolid wastesen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleRedução dos impactos ambientais via alternativas de gestão dos resíduos sólidospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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