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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Huppes, Cristiane Mallmann-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0217003253917819pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Antônio Carlos Vaz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6678706191564914pt_BR
dc.contributor.referee2Noriller, Rafael Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0402366978093807pt_BR
dc.creatorBarbosa, Jessica Patricia Alves-
dc.date.accessioned2020-06-24T12:27:01Z-
dc.date.available2020-06-24T12:27:01Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBARBOSA, Jessica Patricia Alves. O Perfil da educação financeira, do endividamento e do planejamento financeiro dos discentes de graduação da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia da Universidade Federal da Grande Dourados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3390-
dc.description.abstractThe objective of this research is to describe the profile of financial education, debt and financial planning of undergraduate students from FACE/UFGD. To achieve this goal, there was a descriptive research with quantitative and qualitative approach through a questionnaire that was applied directly to 213 scholars. The results show that: there is a wider range of male academics, with the age range of up to 25 years, are single, have no children, are studying Accounting and are the first year of college; the approximate net family income is between R$ 881,00 and R$ 1903,98 subject to employment and consider themselves financially independent. Most academic estimates that obtained financial information throughout its life stemmed from the family and willingly, as well as worries about the financial future, but does nothing about him. They do not have large financial commitments, however, even though plan ahead of your expenses, it was found that most academics have 51% to 75% of their income committed to obligations. It is found that most use credit card, so that 49.3% perform monthly payment, however, 32.9% does not act the same way. This can be explained because the majority being young fact, inserted in a context of a consumer society, which was not brought up to think of the money and are therefore more likely to spend; another important point to be taken into account is the inability to handle money, resulting in little experience.en
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa consiste em qualificar o perfil da educação financeira, do endividamento e do planejamento financeiro dos discentes de graduação da FACE/UFGD. Para alcançar este objetivo, realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa por meio de um questionário que foi aplicado diretamente a 213 acadêmicos. Os resultados evidenciam que: há uma maior abrangência de acadêmicos do sexo masculino, com a faixa etária compreendida de até 25 anos, são solteiros, não possuem filhos, cursam Ciências Contábeis e são do primeiro ano de faculdade; a renda familiar líquida aproximada fica entre R$ 881,00 e R$ 1903,98 condicionada a vínculo empregatício e se consideram independentes financeiramente. A maioria dos acadêmicos avalia que obteve informações financeiras ao longo de sua vida provinda do âmbito familiar e por vontade própria, assim como também se preocupa com o futuro financeiro, mas não faz nada em relação a ele. Não possuem grandes compromissos financeiros, todavia, apesar de planejarem com antecedência os seus gastos, constatou-se que a maioria dos acadêmicos tem de 51% a 75% de sua renda comprometida com obrigações. Verifica-se que a maioria utiliza o cartão de crédito, tanto que 49,3% efetuam seu pagamento mensalmente, contudo, 32,9% não age da mesma forma. Esta situação pode ser explicada em virtude da maioria ser de fato jovem, inserida num contexto de uma sociedade consumista, que não foi educada para pensar no dinheiro, estando assim, mais propensos a gastar; um outro ponto importante a ser levado em conta é a inabilidade em lidar com o dinheiro, consequente da pouca experiência.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-06-24T12:27:01Z No. of bitstreams: 1 JessicaPatriciaAlvesBarbosa.pdf: 916985 bytes, checksum: 66b4e0c7ee42b7f535091a75d41f66cd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-24T12:27:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JessicaPatriciaAlvesBarbosa.pdf: 916985 bytes, checksum: 66b4e0c7ee42b7f535091a75d41f66cd (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectPersonal financeen
dc.subjectDívidas (Economia)pt_BR
dc.subjectDebt (Economy)en
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinancial educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleO Perfil da educação financeira, do endividamento e do planejamento financeiro dos discentes de graduação da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia da Universidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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