Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3407
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Propriedades mecânicas de grãos de cártamo submetidos à secagem
Autor(es): Santos, Crislayne Candido dos
Primeiro Orientador: Goneli, André Luís Duarte
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Elton Aparecido Siqueira
metadata.dc.contributor.referee2: Orlando, Roberto Carlos
Resumo: O conhecimento das propriedades mecânicas dos produtos agrícolas é fundamental para o correto projeto, dimensionamento e utilização de equipamentos que são utilizados nas principais operações unitárias pós-colheita, como o transporte, processamento, prensagem para extração de óleo, armazenamento, dentre outros. O estudo das características mecânicas dos produtos agrícolas é imprescindível para que os equipamentos possam ser desenvolvidos com vistas a atingir a máxima eficiência sem, contudo, comprometer a qualidade final do produto. Dessa forma, o presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar as propriedades mecânicas dos grãos de cártamo para diferentes teores de água em razão do processo de secagem. Os ensaios experimentais de compressão uniaxial dos grãos de cártamo, testados individualmente, foram realizados com uma máquina de ensaio universal de teste modelo “TA Hdi Texture Analyser”, utilizando uma célula de carga de 500 N. Os grãos foram submetidos à compressão uniaxial, entre duas placas paralelas, aplicada em sua posição natural de repouso (horizontal) a uma força de aplicação de força de 0,0001 m s-1 . Para cada teor de água, foram utilizados trinta grãos de cártamo, com teores de água variando de 0,06 a 0,53 (b.s.). Baseando-se nos resultados obtidos, conclui-se que a redução do teor de água alterou as principais propriedades mecânicas dos grãos de cártamo, gerando um aumento da força necessária à ruptura, redução da deformação necessária à ruptura, aumento na dureza, aumento da energia necessária à ruptura, aumento do modulo de tenacidade e aumentos nos valores da tangente e secante máxima. Para deformações específicas durante a compressão, a redução do teor de água gerou aumento nas forças de compressão e no modulo proporcional de elasticidade.
Palavras-chave: Carthamus tinctorius
Secagem de grãos
Drying
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: SANTOS, Crislayne Candido dos. Propriedades mecânicas de grãos de cártamo submetidos à secagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3407
Data do documento: 7-Out-2016
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CrislayneCandidosdosSantos.pdf506,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.