Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3418
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Propriedades físicas de sementes de feijão caupi durante a secagem
Autor(es): Gomes, Lidiane Dauzacker
Primeiro Orientador: Goneli, André Luís Duarte
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Elton Aparecido Siqueira
metadata.dc.contributor.referee2: Siqueira, Valdiney Cambuy
Resumo: O presente trabalho foi realizado no Laboratório de Pré-Processamento de Produtos Agrícolas, pertencente à Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Grande Dourados, no município de Dourados, MS, a cultura foi cultivada na Fazenda Experimental de Ciências Agrárias (FAECA) da UFGD, colhidas e debulhadas manualmente. Considerando a importância do processo de secagem e a ausência de informações referentes ao comportamento das sementes de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp) durante a secagem, objetivou-se analisar as propriedades físicas desse produto em diferentes teores de água. O feijão-caupi é cultivado para a produção de grãos, secos e verdes, visando o consumo humano, é uma cultura de grande potencial energético e fácil manejo. O processo de secagem visa à manutenção da qualidade na conservação de alimentos por longos períodos de tempo, as informações obtidas referentes à variação das propriedades físicas dos produtos agrícolas em função da variação do teor de água são essenciais para o dimensionamento das operações envolvidas nesse processo. Os testes realizados para a determinação das propriedades físicas do feijão-caupi foram: massa específica aparente, massa específica unitária, porosidade da massa, massa de mil sementes, dimensões e volume unitário, forma e tamanho, índice de contração volumétrica da massa e unitária, por fim, realizou-se o procedimento estatístico para analise dos resultados das propriedades físicas de acordo com os dados experimentais. Pode-se concluir que todas as propriedades físicas das sementes de feijão-caupi sofreram alterações conforme redução do teor de água, dentro da faixa de umidade avaliada, acarretando no aumento dos valores de massa específica aparente, esfericidade, relação superfície volume e redução dos demais valores.
Palavras-chave: Vigna unguiculata
Secagem
Drying
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: GOMES, Lidiane Dauzacker. Propriedades físicas de sementes de feijão caupi durante a secagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3418
Data do documento: 25-Abr-2016
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LidianeDauzackerGomes.pdf729,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.