Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3424
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sistemas de climatização para frangos de corte
Autor(es): Santana, Murilo Figueiredo
Primeiro Orientador: Jordan, Rodrigo Aparecido
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Sgavioli, Sarah
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a influência da refrigeração da água utilizada na climatização de aviários para frango de corte, sobre a temperatura e a umidade relativa interna e a temperatura da cama de frango, desempenho e temperatura da superfície corporal das aves. Foram utilizados dois aviários construídos em escalas reduzidas com 6m x 1,5m x 1,5m de dimensões, com telha de fibrocimento. As aves foram distribuídas em um delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 2x6x3 com dois tratamentos, o aviário 2 foi climatizado com água não resfriada e o aviário 1 com um equipamento para a resfriamento da água utilizada para a climatização, seis idades (7,14,21,28,35 e 42 dias de idade) e três períodos de avaliação (07h00, 13h00 e 17h00). Os dados foram submetidos a análíse de variância pelo procedimento MIXED e as médias em caso de efeito significativo (probabilidade de 5%) foram comparadas pelo teste de Tukey, com o auxílio do SAS. Houve efeito (P<0,05) das idades para temperatura da cama, com menor temperatura aos 7 dias de idade, quando comparado com as demais idades. Para umidade relativa máxima menor umidade (P<0,05) ocorre para o aviário onde se utilizou água refrigerada para a climatização. Com relação aos tempos de coleta, para umidade relativa atual, menor umidade relativa ocorre as 13h00 e 16h00, quando comparado com as 07h00 (P<0,05). Houve efeito de interação entre idades e aviários (P=0,0093) para temperatura superficial das aves (TSC). Aos 42 dias de idade a TSC das aves é maior para o aviário 1 (P<0,05), quando comparado com o aviário 2. Para o aviário 1 houve efeito (P<0,05) das idades para a TSC, com maior temperatura aos 21 dias, não diferindo dos 7 dias de idade. Para o aviário 2 maior TSC ocorre aos 7, 14 e 21 dias de idade (P<0,05). Observou-se que não houve diferença para o peso médio e ganho de peso entre as aves alojadas nos aviários 1 e 2, no entanto, para a viabilidade criatória, houve diferença entre os aviários, com maior viabilidade para o aviário 1 (90,40%), quando comparado com o aviário 2 (86,40%). Aves alojadas no aviário 2 tiveram maior rendimento de carcaça fria (P<0,05), quando comparado com o rendimento das aves do aviário 1. Conclui-se que a refrigeração da água utilizada para climatização das aves não foi capaz de melhorar o desempenho, rendimento de carcaça e temperatura superficial das aves para o aviário 1, quando comparado ao coberto por sombra na maior parte do dia.
Palavras-chave: Frangos de corte
Broiler
Climatização
Cooling
Refrigeração
Refrigeration
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: SANTANA, Murilo Figueiredo. Sistemas de climatização para frangos de corte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3424
Data do documento: 29-Abr-2016
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MuriloFigueiredoSantana.pdf908,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.