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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3450
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Pereira, Ademir de Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6682304697461367 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Adriana Marques de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1049234433381122 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Fernando Fernandes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1791390618802663 | pt_BR |
dc.creator | Pereira, Tatiane de Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7210818472745039 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-01T12:15:29Z | - |
dc.date.available | 2020-07-01T12:15:29Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-13 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Tatiane de Oliveira. A Utilização de um microbiodigestor como recurso didático no ensino de química. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Química) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3450 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com alunos de segundo ano do ensino médio de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de utilizar um microbiodigestor como recurso didático no ensino de química e verificar se o mesmo possui potencial para mediar a aprendizagem. A sequência didática foi desenvolvida com a participação de 106 alunos do segundo ano do ensino médio do período matutino e noturno em uma escola da rede estadual de ensino e foi permeada pela perspectiva CTS. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram um questionário, observação dos alunos e produção dos microbiodigestores realizado pelos alunos, e para análise dos dados foi utilizado o método de análise textual discursiva. Os alunos demonstram compreensão de que a produção de biogás poderia contribuir para preservação do meio ambiente, além da importância de utilizar recursos alternativos para produção de energia e que o substrato (biomassa) também pode ter uma aplicação efetiva nos solos como biofertlizante. Foi evidenciado que o microbiodigestor apresenta grande potencial para ser um recurso didático em que conteúdos de química podem ser abordados contextualizando-os ao dia-a-dia dos alunos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-07-01T12:15:29Z No. of bitstreams: 1 TatianedeOliveiraPereira.pdf: 3103530 bytes, checksum: 41c08b744b2049db4b190f91da825cdc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-07-01T12:15:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TatianedeOliveiraPereira.pdf: 3103530 bytes, checksum: 41c08b744b2049db4b190f91da825cdc (MD5) Previous issue date: 2015-11-13 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biodigestor | pt_BR |
dc.subject | Biodigesters | en |
dc.subject | Química - ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Chemistry - Study and teaching | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.title | A Utilização de um microbiodigestor como recurso didático no ensino de química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Química |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TatianedeOliveiraPereira.pdf | 3,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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