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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Ademir de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6682304697461367pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Adriana Marques de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1049234433381122pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Fernando Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1791390618802663pt_BR
dc.creatorPereira, Tatiane de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7210818472745039pt_BR
dc.date.accessioned2020-07-01T12:15:29Z-
dc.date.available2020-07-01T12:15:29Z-
dc.date.issued2015-11-13-
dc.identifier.citationPEREIRA, Tatiane de Oliveira. A Utilização de um microbiodigestor como recurso didático no ensino de química. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Química) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3450-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com alunos de segundo ano do ensino médio de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de utilizar um microbiodigestor como recurso didático no ensino de química e verificar se o mesmo possui potencial para mediar a aprendizagem. A sequência didática foi desenvolvida com a participação de 106 alunos do segundo ano do ensino médio do período matutino e noturno em uma escola da rede estadual de ensino e foi permeada pela perspectiva CTS. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram um questionário, observação dos alunos e produção dos microbiodigestores realizado pelos alunos, e para análise dos dados foi utilizado o método de análise textual discursiva. Os alunos demonstram compreensão de que a produção de biogás poderia contribuir para preservação do meio ambiente, além da importância de utilizar recursos alternativos para produção de energia e que o substrato (biomassa) também pode ter uma aplicação efetiva nos solos como biofertlizante. Foi evidenciado que o microbiodigestor apresenta grande potencial para ser um recurso didático em que conteúdos de química podem ser abordados contextualizando-os ao dia-a-dia dos alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-07-01T12:15:29Z No. of bitstreams: 1 TatianedeOliveiraPereira.pdf: 3103530 bytes, checksum: 41c08b744b2049db4b190f91da825cdc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-01T12:15:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TatianedeOliveiraPereira.pdf: 3103530 bytes, checksum: 41c08b744b2049db4b190f91da825cdc (MD5) Previous issue date: 2015-11-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiodigestorpt_BR
dc.subjectBiodigestersen
dc.subjectQuímica - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleA Utilização de um microbiodigestor como recurso didático no ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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