Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3461
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O Aluno deficiente nas aulas de educação física: avanços e desafios da inclusão escolar |
Título(s) alternativo(s): | The Disabled student at physical education: improvements and challenges of inclusion |
Autor(es): | Santos, Elvis Ayron Rocha dos |
Primeiro Orientador: | Souza, Ilma Regina Castro Saramago de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lollo, Pablo Christiano Barboza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Martins, Morgana de Fátima Agostini |
Resumo: | O trabalho teve como objetivo compreender o processo de inclusão de alunos deficientes nas aulas de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base no estudo bibliográfico. Foram analisados documentos oficiais, além de outras referências sobre a temática. Observa-se a partir dos movimentos das famílias dos deficientes, das pessoas envolvidas nesta causa e das Políticas Públicas existentes, um grande avanço na história da Educação Especial. A Educação Física tem avançado em discussões a fim de que o deficiente seja, de fato, incluído nas aulas. A Educação Física Adaptada tem sido uma opção nas aulas, pois trata-se de atividades adaptadas às necessidades de cada um, respeitando suas diferenças e limitações. Embora, os avanços sejam perceptíveis quanto ao aluno deficiente nas aulas de Educação Física, observa-se que, ainda, há muitos desafios, pois é necessário que a escola esteja preparada estruturalmente, pedagogicamente e profissionalmente para que a inclusão escolar do aluno deficiente seja efetiva nas aulas de Educação Física Escolar. |
Abstract: | This paper aimed the understanding of disabled student inclusion process at the Physical Education classes. It is a qualitative research, based on the available literature. It was analyzed official documents, in addition to others bibliographic sources about the matter. It is noticed a great improvement in the Special Education history, from the disabled family actions, from the people involved in this cause and from the existent Public Policy. The Physical Education has improved on discussions in order that the disabled can be, really, introduced to the classes. The Adapted Physical Education has been a option on classes, once it is about adapted activities for each necessity, seeing their limitations and differences. Even the advances for the disabled student at the Physical Education classes being noticeable, it is clear that there are many more challenges, since it is necessary the school to be structurally, pedagogically and professionally ready so that the inclusion of the disabled student might be done. |
Palavras-chave: | Educação especial Special education Educação inclusiva Inclusive education Educação física Physical education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Citação: | SANTOS, Elvis Ayron Rocha dos. O Aluno deficiente nas aulas de educação física: avanços e desafios da inclusão escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3461 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ElvisAyronRochadosSantos.pdf | 240,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.