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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Descrição da evidenciação dos ativos intangíveis pelas empresas listadas no novo mercado em 2012
Autor(es): Costa, Willian Mergener da
Primeiro Orientador: Huppes, Cristiane Mallmann
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Antônio Carlos Vaz
metadata.dc.contributor.referee2: Nogueira, Maria Aparecida Farias de Souza
Resumo: A importância dos Ativos Intangíveis tem aumentado dentro da contabilidade. Na medida que aumenta a importância dos Intangíveis, torna-se mais essencial o conhecimento e aprofundamento deles para agregar-se mais valor e de forma coesa. Os critérios de mensuração dos Ativos Intangíveis devem obedecer a Lei no 11.638/07 e aos CPCs e principalmente ao CPC-04, que trata especificamente dos Ativos Intangíveis como uma importante ferramenta de valorização patrimonial. Com base nessas normas foi utilizado como modelo a taxonomia desenvolvida pelo professor Kayo (2002). Para classificar os Ativos Intangíveis em grupos, dentro de cada grupo contendo os diversos tipos de Intangíveis. Os estudos dos Ativos Intangíveis são muito importantes como base disseminação do conhecimento ao público interessado, dando acesso à informação em um tema recente. Este TCC analisa as companhias listas na BM&FBOVESPA no segmento Novo Mercado para responder a seguinte questão: quais os tipos de Ativos Intangíveis estas empresas estão contabilizando? Os resultados desta pesquisa demonstram quais os tipos de Ativos Intangíveis estas empresas mensuraram e como estão classificados.
Abstract: The importance of intangible assets has increased within the accounting. To the extent that increases the importance of intangible, becomes essential knowledge and deepening to add more value and cohesion. Measurement standard of intangible assets must comply with Law no 11,638 / 07 and CPC, specially the CPC-04, which specifically deals with intangible assets as an important asset valuation tool. Based on these standard will use as a model component taxonomy developed by Kayo (2002) teacher to classify intangible assets in groups, within each group containing the different types of intangibles. Studies of intangible assets are very important as a basis dissemination of knowledge to the interested public, providing access to information in a recent issue of little disclosure. This TCC analyzes the lists companies on the BM&FBOVESPA in the new market segment to answer the question: what types of intangible assets these companies are counting? The results have shown what types of intangible assets measured and how these companies are rated.
Palavras-chave: Ativos intangíveis
Intangible property
Lei n° 11.638/2007
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: COSTA, Willian Mergener da. Descrição da evidenciação dos ativos intangíveis pelas empresas listadas no novo mercado em 2012. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3540
Data do documento: 2014
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