Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3579
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Segurança do trabalho e planejamento: um estudo de caso em construtoras da região
Autor(es): Silva, Karoline Arguelho da
Primeiro Orientador: Menegazzo, Mariana Lara
metadata.dc.contributor.referee1: Medeiros, Eliete
metadata.dc.contributor.referee2: Raupp, Fabiana
Resumo: Este trabalho visa estudar o local dos canteiros de obras e as normas regulamentadoras vigentes, procurando identificar quais são os principais elementos de canteiro de obras, e suas relações com as normas de segurança do trabalho, e como planejamento e a organização do canteiro influenciam na produtividade e na diminuição dos riscos de acidentes. A metodologia empregada se caracteriza como descritiva e pesquisa de campo em que se optou por um estudo de caso, cujos instrumentos de coleta de dados foi o check – list, e observações do trabalho no canteiro de obras. Como resultado do estudo, constatou-se que a obra pesquisada abriga os dois tipos de canteiros de obras: Restritos e Amplos; e que a redução de serviços realizados no mesmo espaço e ao mesmo tempo, contribuem significativamente para o aumento da produção e a redução dos riscos de acidentes de trabalho. Por outro lado, verificou-se que o layout encontrados no canteiro não resultaram de uma ação planejada, baseada nas estratégias de Planejamento, à medida em que as etapas iam progredindo o responsável pela obra X e Y , modificavam a alocação de materiais específicos para a etapa contando com a experiência e a vivencia em obra.
Palavras-chave: Segurança do trabalho
Workplace safety
Planejamento de obras
Construction planning
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: SILVA, Karoline Arguelho da. Segurança do trabalho e planejamento: um estudo de caso em construtoras da região. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3579
Data do documento: 11-Dez-2014
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KarolineArguelhodaSilva.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.