Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3608
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Caracterização da β-glicosidase produzida pelo fungo termofilico Thermomyces lanuginosus, isolado de material vegetal em decomposição
Autor(es): Gomes, Taísa Godoy
Primeiro Orientador: Leite, Rodrigo Simões Ribeiro
Resumo: As β-glicosidases são importantes enzimas do complexo celulolítico e são responsáveis pela hidrolise das ligações glicosídicas, atualmente existem várias aplicações biotecnológicas para está enzima, amplamente utilizada na fabricação de sucos e de vinhos. Nesse trabalho a β-glicosidase produzida pelo fungo termofilico Thermomyces lanuginosus foi caracterizada quanto ao efeito de pH, temperatura, etanol e glicose. A enzima apresentou atividade ótima no pH 5,5 e temperatura de 65°C, manteve-se estável em uma ampla faixa de pH 3,5-10,0 apresentando mais de 70 % da sua atividade original. Nos ensaios de termoestabilidade após 1 hora de incubação a enzima permaneceu estável até 55°C e reteve mais de 60% da sua atividade a 65°C. O etanol em concentrações de 5 a 10% aumentou o potencial catalítico da β-glicosidase devido a atividade glicosil-transferase. A enzima foi inibida por glicose mantendo 50 % de sua atividade original com 60 mM de glicose na reação, a inibição exercida pela glicose foi do tipo competitiva, considerando que o aumento na concentração de substrato reverteu sua atividade original.
Palavras-chave: Beta-glicosidase
Thermomyces lanuginosus
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: GOMES, Taísa Godoy. Caracterização da β-glicosidase produzida pelo fungo termofilico Thermomyces lanuginosus, isolado de material vegetal em decomposição. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biotecnologia) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3608
Data do documento: Abr-2013
Aparece nas coleções:Biotecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TaisaGodoyGomes.pdf221 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.