Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3615
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção de invertase por cultivo submerso de linhagem comercial de Saccharomyces cerevisiae (CAT-1)
Autor(es): Cavalheiro, Sâmela Beutinger
Primeiro Orientador: Leite, Rodrigo Simões Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Paz, Marcelo Fossa da
metadata.dc.contributor.referee2: Jesus, Gisele Jane de
Resumo: O Brasil foi o primeiro a produzir e a exportar o etanol proveniente da cana-de-açúcar. No país, a produção sucroenergética vem crescendo ao longo da década com a fabricação de álcool, um dos fatores-chave para obter produto é a utilização de leveduras que proporcionem maior produção por menor custo. Atualmente, a principal espécie de levedura utilizada pela indústria sucroenergética, é a Saccharomyces cerevisiae (CAT-1), que destaca-se na produção de invertase. Dentre seu potencial biológico, ela hidrolisa a ligação glicosídica da sacarose através da invertase e utiliza os monossacarídeos provenientes, para produção de etanol e de energia. A invertase é uma enzima com função hidrolítica que realiza a quebra do substrato sacarose em glicose e frutose. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a produção de invertase intra e extracelular pela levedura S. cerevisiae (CAT-1) em cultivo submerso utilizando meio YEPS (extrato de levedura, peptona e sacarose). A linhagem comercial S. cerevisiae (CAT-1) foi disponibilizada pela Usina São Fernando Açúcar e Álcool, localizada na cidade de Dourados no estado de Mato Grosso do Sul - MS. A maior produção de invertase extracelular foi de 2,62 U/mL no tempo de 168 h e intracelular de 35, 06 U/mL no tempo de 24 h, com viabilidade celular de 6,63% e 93,72%, respectivamente. Foi possível verificar a maior atividade de invertase intracelular, a qual não é liberada para o meio extracelular o que favorece a utilização desta linhagem de leveduras em processos de produção de etanol, contribuindo para redução da contaminação por bactérias lácticas.
Palavras-chave: Saccharomyces cerevisiae
Fermentação
Fermentation
Fructofuranosidase
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: CAVALHEIRO, Sâmela Beutinger. Produção de invertase por cultivo submerso de linhagem comercial de Saccharomyces cerevisiae (CAT-1). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biotecnologia) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3615
Data do documento: 17-Nov-2014
Aparece nas coleções:Biotecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SamelaBeutingerCavalheiro.pdf424,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.