Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3622| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Ensino como investigação: o papel do professor na aula experimental de ciências |
| Autor(es): | Furlan, Patricia Sotolani |
| Primeiro Orientador: | Antunes, Fabiano |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Lenice Heloísa de Arruda |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Knapp, Joseana Stecca Farezim |
| Resumo: | Este trabalho discute as questões relacionadas a atividades práticas na escola e ao papel do professor para promover a aprendizagem através de experimentação no ensino de ciências. Descreve, através da bibliografia de diversos autores, a postura que o professor necessita adotar diante das dificuldades que alegam enfrentar ao utilizar a experimentação em seu cotidiano profissional, e aponta teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Tem- se como objetivo desta pesquisa possibilitar reflexões acerca da importância do professor como mediador em aulas experimentais de Ciências para o desenvolvimento cognitivo do aluno. Como encaminhamento metodológico realizou-se uma aula experimental. As atividades foram iniciadas com a exposição aos alunos de um vídeo do site Manual do Mundo sobre extração de DNA humano, para que posteriormente os procedimentos exibidos fossem reproduzidos por eles. Em um segundo momento o professor repetiu os procedimentos com alunos, fornecendo-os suporte e auxílio com as dúvidas. A aula foi concluída com uma entrevista semiestruturada, na qual a intenção foi analisar através das respostas dos alunos que papel que o professor exerceu durante as atividades. Os resultados evidenciaram que para que de fato a aprendizagem significativa ocorra faz-se necessário que o professor seja um profissional reflexivo, que análise sua prática profissional e proporcione, através de suas aulas, momentos de investigação aos alunos. Estes momentos favorecem a melhora de qualidade do ensino nas escolas. |
| Palavras-chave: | Ciências - ensino e aprendizagem Sciences - Study and teaching Professores Teacher |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
| Sigla da Instituição: | UFGD |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais |
| Citação: | FURLAN, Patricia Sotolani. Ensino como investigação: o papel do professor na aula experimental de ciências. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3622 |
| Data do documento: | 25-Fev-2014 |
| Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PatriciaSotolaniFurlan.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.