Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3622
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino como investigação: o papel do professor na aula experimental de ciências
Autor(es): Furlan, Patricia Sotolani
Primeiro Orientador: Antunes, Fabiano
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Lenice Heloísa de Arruda
metadata.dc.contributor.referee2: Knapp, Joseana Stecca Farezim
Resumo: Este trabalho discute as questões relacionadas a atividades práticas na escola e ao papel do professor para promover a aprendizagem através de experimentação no ensino de ciências. Descreve, através da bibliografia de diversos autores, a postura que o professor necessita adotar diante das dificuldades que alegam enfrentar ao utilizar a experimentação em seu cotidiano profissional, e aponta teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Tem- se como objetivo desta pesquisa possibilitar reflexões acerca da importância do professor como mediador em aulas experimentais de Ciências para o desenvolvimento cognitivo do aluno. Como encaminhamento metodológico realizou-se uma aula experimental. As atividades foram iniciadas com a exposição aos alunos de um vídeo do site Manual do Mundo sobre extração de DNA humano, para que posteriormente os procedimentos exibidos fossem reproduzidos por eles. Em um segundo momento o professor repetiu os procedimentos com alunos, fornecendo-os suporte e auxílio com as dúvidas. A aula foi concluída com uma entrevista semiestruturada, na qual a intenção foi analisar através das respostas dos alunos que papel que o professor exerceu durante as atividades. Os resultados evidenciaram que para que de fato a aprendizagem significativa ocorra faz-se necessário que o professor seja um profissional reflexivo, que análise sua prática profissional e proporcione, através de suas aulas, momentos de investigação aos alunos. Estes momentos favorecem a melhora de qualidade do ensino nas escolas.
Palavras-chave: Ciências - ensino e aprendizagem
Sciences - Study and teaching
Professores
Teacher
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: FURLAN, Patricia Sotolani. Ensino como investigação: o papel do professor na aula experimental de ciências. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3622
Data do documento: 25-Fev-2014
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PatriciaSotolaniFurlan.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.