Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3649
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Responsabilidade social: confrontando a teoria com a prática empresarial
Autor(es): Santos, Vinícius Augusto Marques dos
Primeiro Orientador: Almeida, Vera Luci de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Fabiula Meneguete Vides da
Resumo: A Responsabilidade Social Empresarial é um conceito fundamental para a perenidade competitiva no mercado de todas as organizações. Marco dessa mudança do papel social das empresas de agente econômico para importante agente social nas demandas da sociedade. A sociedade tem ampliado seu conhecimento e assim, exigido das organizações mais responsabilidade com o fator social, tanto com a população interna quanto externa a organização, compreendendo externamente a comunidade local e as questões ambientais. Considerando a importância da aplicação eficaz do conceito de responsabilidade social empresarial ao público interno, como forma de disseminar além do conceito, uma cadeia do bem estar social, compreendendo que um colaborador com condições de trabalho e bem estar, naturalizam e transmitem as atitudes sociais para seu ambiente social. Dessa forma, o presente trabalho apresenta desde a origem do pensamento da RSE, a evolução do conceito e as práticas que são valorizadas, tanto no âmbito internacional, quanto as principais referências no país. O estudo foi aplicado na Inflex Indústria e Comercio de Embalagens Ltda, localizada na região de Dourados/MS. O objetivo geral é identificar qual a percepção da organização e seus colaboradores quanto ao conceito de RSE. Para tanto, o estudo buscou identificar o nível de alinhamento do discurso dos colaboradores internos com o discurso exposto pela organização, e a transmissão desse conhecimento; e destacar as praticas implementadas na empresa que a diferencia no mercado. Por fim, foi possível constatar uma certa limitação tanto da empresa quanto dos colaboradores em relação ao entendimento do conceito, porém, pode-se afirmar uma abordagem pró ativa da empresa em RSE.
Palavras-chave: Responsabilidade social
Social responsibility
Empresas
Companies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: SANTOS, Vinícius Augusto Marques dos. Responsabilidade social: confrontando a teoria com a prática empresarial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3649
Data do documento: 19-Ago-2013
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ViniciusAugustoMarquesSantos.pdf771,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.