Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3651
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Vantagens do uso do SPED contábil na ótica da contabilidade ambiental
Autor(es): Santana, Bruna Mara de
Primeiro Orientador: Nogueira, Maria Aparecida Farias de Souza
Resumo: A presente pesquisa procura mostrar se houve benefícios com a implantação do SPED para o meio ambiente, na cidade de Dourados-MS após a sua adoção. Constituído pelo decreto no 6.022 de janeiro de 2007, o projeto de Sistema público de Escrituração Digital, surge com a finalidade de unificar as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que fazem parte da escrituração comercial e fiscal das empresas, e inibir ações criminosas contra o fisco nacional, fazendo com que as entidades implantem o planejamento tributário e o sistema de informações nas empresas. Para a realização do mesmo, utilizou-se dos métodos de pesquisa, bibliográfica e documental. Foi realizada a pesquisa documental, além da aplicação de um questionário em um segundo momento, com finalidade de recolher dados sobre a opinião dos empresários da cidade de Dourados do ramo de gráficas sobre a implantação do sistema digital de escrituração. Sendo assim uma verdadeira revolução dentro do ambiente contábil, onde os livros de papel foram deixados para trás para dar espaço aos livros digitais; estes últimos, trazem uma melhoria na qualidade e rapidez às informações além de reduzir os custos com emissão e armazenamento de documentos em papel, uniformidade das informações que o contribuinte presta às diversas unidades federadas entre outros benefícios.
Palavras-chave: Contabilidade
Accounting
Sistema Público de Escrituração Digital
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: SANTANA, Bruna Mara de. Vantagens do uso do SPED contábil na ótica da contabilidade ambiental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3651
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrunaMaraSantana.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.