Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3652
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Finanças públicas: análise das receitas e despesas públicas das capitais brasileiras relacionadas com o índice FIRJAN de desenvolvimento municipal no ano de 2010
Autor(es): Gomes, Camila da Silva
Primeiro Orientador: Huppes, Cristiane Mallmann
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a composição das receitas e as despesas nas funções saúde, trabalho e educação das capitais brasileiras e relacionar com o Índice FIRJAM de Desenvolvimento Municipal - IFDM. Para isso, primeiramente foram pesquisados conceitos e aspectos que norteiam o tema. Após, foi realizada a análise das receitas e despesas, por meio de cálculo de indicadores, onde as informações foram extraídas do aplicativo Finanças do Brasil - FINBRA, disponibilizado pela Secretaria do Tesouro Nacional, que contém dados das execuções orçamentárias das capitais brasileiras. Esta pesquisa classifica-se em descritiva, quanto aos objetivos; bibliográfica e documental; quanto aos procedimentos; e qualitativa e quantitativa, quanto à abordagem do problema. Nota-se que as capitais que mais produziram receitas próprias no ano de 2010, são as capitais que possuem menor percentual em transferências e consequentemente maior será o índice de desenvolvimento municipal. Já em relação às despesas nota-se que 16 capitais possuem maiores percentuais em saúde e apenas 07 é as que possuem maiores índices em educação. Sendo assim, conclui-se que se investe mais em saúde do que educação. Destaca-se também que as capitais que mais investem em saúde, estão entre as que possuem IFDM menor.
Palavras-chave: Receita pública
Revenue
Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: GOMES, Camila da Silva. Finanças públicas: análise das receitas e despesas públicas das capitais brasileiras relacionadas com o índice FIRJAN de desenvolvimento municipal no ano de 2010. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3652
Data do documento: 25-Mar-2013
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CamiladaSilvaGomes.pdf639,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.