Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3660
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de balancetes de uma entidade religiosa, no município de Dourados, no período de 2009 - 2012
Autor(es): Mourão, Vanessa Belido
Primeiro Orientador: Nogueira, Maria Aparecida Farias de Souza
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa consistiu em analisar as contas mais representativas dentro dos balancetes de uma entidade religiosa, no município de Dourados, no período de 2009-2012. A entidade pesquisada foi uma paróquia pertencente à Mitra Diocesana no município de Dourados – MS, contando esta com 10 comunidades. A escolha desta entidade se deu por acessibilidade de informações. Esta pesquisa se caracterizou como estudo exploratório, em termos de procedimento se caracterizou como bibliográfica que tem por objetivo explicar um assunto com base em documentos. Esta pesquisa também se caracterizou como pesquisa documental que é uma pesquisa bibliográfica, onde as fontes se constituem de registros em documentos. Foram efetuadas análises horizontais e verticais dos balancetes do período de 2009 a 2012. Quanto à análise de dados, na análise vertical no grupo de receitas foram identificadas que nos quatro exercícios as contas mais relevantes foram: o dízimo, as coletas paroquiais, os bingos, festas e promoções e outras. Já no grupo de despesas o que se destacaram foram as contas côngrua, ordenados e salários, despesas financeiras, reformas e reparos/ construção e a taxa mensal.Quanto à análise horizontal as contas mais representativas quanto ao crescimento na receita, no ano de 2009 a 2012 tomando como base o ano de 2009, foram o resgate de aplicações na conta poupança, missões, taxa de expediente, emolumentos e evangelização. Já nas contas de despesas se destacaram os crescimentos das seguintes: viagens e condução, despesas financeiras, móveis e utensílios, reformas e reparos/ construção, outras despesas, água/sanesul e copa/cozinha/gás.
Palavras-chave: Balanço financeiro
Financial statements
Análise financeira
Financial analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: MOURÃO, Vanessa Belido. Análise de balancetes de uma entidade religiosa, no município de Dourados, no período de 2009 - 2012. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3660
Data do documento: 25-Mar-2013
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VanessaBelidoMourao.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.