Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3662
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma Abordagem da utilização do controle interno na área de compras em microempresas do ramo farmacêutico da cidade de Itaporã-MS
Autor(es): Teodoro, Géssica Gonçalves
Primeiro Orientador: Nogueira, Maria Aparecida Farias de Souza
Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar a utilização do controle interno de compras em microempresas do ramo de comércio varejista de produtos farmacêuticos com e sem manipulação de fórmulas na cidade de Itaporã-MS e quais os benefícios trazidos por esses controles. Como o tema é pouco explorado, para a obtenção dos objetivos foi utilizado uma pesquisa exploratória, para um maior conhecimento sobre conceitos e suas formas de operação foram realizadas pesquisas bibliográficas nos procedimentos e levantamento com questionário de perguntas abertas e fechadas adaptado de Sá (2007), para a abordagem do problema foi utilizado a pesquisa quali-quantitativa. A fim de expandir os conhecimentos sobre o controle interno de compras no cotidiano das mesmas, o questionário aplicado teve objetivo de obter informações sobre quais dessas utilizam este controle e como as mesmas aplicam em seus negócios. Chegou-se à conclusão que a maioria das microempresas efetua controle de compras, porém muitas ainda não possuem um serviço organizado, dependendo muito do proprietário para a solução de seus problemas. Para um maior controle, estas empresas deveriam fazer a divisão por setores, assim não sobrecarregando nenhum funcionário nem o seu proprietário.
Palavras-chave: Processo de compras
Purchasing
Microempresa
Small business
Controle de custos
Cost control
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: TEODORO, Géssica Gonçalves. Uma Abordagem da utilização do controle interno na área de compras em microempresas do ramo farmacêutico da cidade de Itaporã-MS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3662
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GessicaGoncalvesTeodoro.pdf291,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.