Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3663
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma Metodologia para avaliação de atividades internas em uma microempresa
Autor(es): Murad Neto, Aissar
Primeiro Orientador: Barbosa, Fabio Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Hernández Vergara, Walter Roberto
metadata.dc.contributor.referee2: Rodda, Maria Rita Cardoso
Resumo: Este trabalho desenvolveu uma proposta para implantação de um Sistema de Medição do Desempenho, em uma microempresa localizada na região da Grande Dourados/MS, baseada da ferramenta de gestão conhecida como Balanced Scorecard (BSC) elaborada por Kaplan e Norton (2004) e que vem sendo utilizado não apenas para monitorar o desempenho, mas como uma ferramenta de planejamento estratégico. No cenário econômico atual, às Micro e Pequenas Empresas (MPE) tem o desafio de desenvolver competências para reduzir os improvisos nas suas decisões. Espera-se com este trabalho contribuir para o planejamento, avaliação e controle dos processos organizacionais dentro de uma microempresa do ramo de iluminação residencial, comercial e industrial.
Abstract: This paper proposes to implement a Performance Measurement System, in a small business located in Dourados/MS, based management tool known as Balanced Scorecard (BSC) developed by Kaplan and Norton (2004) and has been used not only to monitor performance, but as a strategic planning tool. In the current economic scenario, the Micro and Small Enterprises (MSEs) have the challenge of developing skills to reduce improvisations in their decisions. It is hoped that this work contribute to the planning, evaluation and control of organizational processes within a small business of branch lighting residential, commercial and industrial.
Palavras-chave: Balanced scorecard (Management)
Microempresa
Small business
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: MURAD NETO, Aissar. Uma Metodologia para avaliação de atividades internas em uma microempresa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3663
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AissarMuradNeto.pdf391,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.