Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3669
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Reis, João Gilberto Mendes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4186274266406358pt_BR
dc.contributor.referee1Hernández Vergara, Walter Roberto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3439095738842847pt_BR
dc.contributor.referee2Rodda, Maria Rita Cardoso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1428183441076687pt_BR
dc.creatorUrio, Luis Cézar Siqueira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5902841748018131pt_BR
dc.date.accessioned2020-07-27T12:42:03Z-
dc.date.available2020-07-27T12:42:03Z-
dc.date.issued2013-09-04-
dc.identifier.citationURIO, Luis Cézar Siqueira. Previsão de demanda no mercado de varejo: um estudo de caso em comércio de baterias automotivas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3669-
dc.description.resumoPrevisão de demanda é um dos modelos de análise mais utilizados na gestão do planejamento e controle da produção, pois é uma ferramenta que proporciona prever o comportamento da demanda para que seja feita a programação das necessidades de compra de suprimentos para a produção. No caso do varejo em micro empresa, este método é substituído pela análise e programação intuitiva baseada no conhecimento tácito do comerciante onde desenvolvendo um estudo de caso baseado na previsão de demanda por meio de análises qualitativas e quantitativas voltada ao varejo através do cálculo da previsão de vendas, foi feito o confrontamento dessas informações com a demanda real do período estudado por meio dos cálculos realizados na plataforma do software Microsoft Excel®, onde se obteve resultados numéricos e gráficos. Resultou na determinação do modelo de previsão de demanda que melhor representa o comportamento do mercado de varejo de baterias automotivas, onde este foi aplicado a uma planilha que foi construída simplificada para ser manuseada pelos comerciantes, onde, desta forma o empresário terá dados mais apurados do que apenas os intuitivos, para sua programação de compras, sendo possível o atendimento a demanda sem custos elevados de estoque ou de perda de vendas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-07-27T12:42:02Z No. of bitstreams: 1 LuisCezarSiqueiraUrio.pdf: 1038014 bytes, checksum: 00a86c09c4deb5deac75484830eb57db (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-27T12:42:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LuisCezarSiqueiraUrio.pdf: 1038014 bytes, checksum: 00a86c09c4deb5deac75484830eb57db (MD5) Previous issue date: 2013-09-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrevisão de demandapt_BR
dc.subjectDemand forecastingen
dc.subjectComércio varejistapt_BR
dc.subjectRetail tradeen
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.titlePrevisão de demanda no mercado de varejo: um estudo de caso em comércio de baterias automotivaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuisCezarSiqueiraUrio.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.