Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3687
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gestão de carreira dos servidores técnicos do município de Dourados - MS
Autor(es): Fernandes, Ariane Pereira Paes
Primeiro Orientador: Nogueira, Maria Aparecida Farias de Souza
Resumo: O objetivo do trabalho foi o de analisar o modelo vigente do plano de cargos e carreiras dos servidores técnicos do município de Dourados – MS, se este é de conhecimento dos principais interessados em sua aplicação - os próprios servidores; pode-se observar que muitos estudiosos descrevem que a gestão de pessoas é o caminho mais viável para o aumento da eficiência e eficácia das organizações públicas, valorizando o indivíduo por suas realizações e desenvolvimento pessoal. Os usuários dos serviços públicos se tornaram mais exigentes e buscam qualidade nos serviços que são oferecidos a eles pela instituição administrativa. Como consequência deste ciclo crescente de interesses, em todas as áreas profissionais a pessoa deve ter um projeto, tanto pessoal como profissional e, assim, buscar novos conhecimentos. Mas e os servidores conhecem as particularidades do Plano de Cargos e Carreiras? Para sanar esta questão pesquisou-se sobre o conhecimento e satisfação dos profissionais de nível médio, lotados em várias secretarias, em relação ao atual plano de cargos existentes, no intuito de levantar o contentamento e anseios destes em relação a sua carreira, bem como atividades desenvolvidas. Foi efetuada a aplicação de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas junto aos funcionários das diversas secretarias. Pode-se observar que o descontentamento em relação à remuneração é argumento utilizado, de certo modo, como amparo ao desconhecimento do Plano de Cargos e Carreiras existente, e que muitos indivíduos acabam por esperar que a instituição empregadora venha lhe oferecer o desenvolvimento profissional, mas esta é uma incumbência pessoal, que pode lhe abrir novas portas com oportunidades futuras.
Palavras-chave: Servidor público
Government employees
Desenvolvimento profissional
Career development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: FERNANDES, Ariane Pereira Paes. Gestão de carreira dos servidores técnicos do município de Dourados - MS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3687
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArianePereiraPaesFernandes.pdf383,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.