Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3709
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da utilizaçao de ferramentas mercadológicas pelas micro e pequenas empresas do setor de comércio varejista da cidade de Rio Brilhante-MS
Autor(es): Hahn, Dionei Antônio
Primeiro Orientador: Viana, José Jair Soares
Resumo: As complexidades existentes no mercado fazem com que diversas organizações encerrem suas atividades precocemente, principalmente no comércio varejista, setor que abrange grande parcela das micro e pequenas empresas existentes. Dado este cenário, as ferramentas de marketing possuem grande importância para tais empresas, uma vez que lhes permite crescimento das vendas e conseqüentemente maior participação no mercado e vantagem competitiva. Dessa forma, este trabalho objetivou avaliar o nível de utilização das ferramentas mercadológicas no setor de comércio varejista da cidade de Rio Brilhante-MS. Assim, realizou-se a pesquisa qualitativa através da aplicação de um instrumento de coleta de dados com questões objetivas aos gestores de tais organizações. Após a tabulação dos dados, operou-se a análise e discussão dos mesmos onde foi possível constatar que o nível de utilização de tais ferramentas é muito restrito, principalmente, devido à falta de conhecimento ou habilidade em planejamento.
Palavras-chave: Comércio varejista
Retail trade
Microempresa
Pequenas empresas
Small business
Marketing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: HAHN, Dionei Antônio. Análise da utilizaçao de ferramentas mercadológicas pelas micro e pequenas empresas do setor de comércio varejista da cidade de Rio Brilhante-MS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3709
Data do documento: 7-Nov-2011
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DioneiAntonioHahn.pdf574,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.