Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3712
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um Estudo sobre o ambiente competitivo das organizações sucroalcooleiras da região da grande Dourados
Autor(es): Santos, Fernanda Damasceno
Primeiro Orientador: Almeida, Vera Luci de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Gohr, Cláudia Fabiana
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo apresentar uma análise do ambiente competitivo segundo as cinco forças de Porter do setor sucroalcooleiro da Região da Grande Dourados. O problema da pesquisa foi de que forma as forças do ambiente competitivo das organizações sucroalcooleiras da região da Grande Dourados evoluíram ao longo do período de 2000 a 2010? A presente pesquisa é classificada como aplicada, qualitativa e exploratória. Os dois procedimentos utilizados para a realização da pesquisa foram: pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Com base nas informações obtidas através de dados secundários, foi desenvolvido um breve histórico do setor de uma forma geral, para em seguida ser analisada a sua evolução de acordo com as cinco forças competitivas de Porter, especificamente a Região da Grande Dourados. Após a pesquisa e a descrição das informações acerca setor sucroalcooleiro na Região Grande Dourados, foi calculada a intensidade de cada uma das forças por meio da atribuição de notas que variavam de 1 a 5 em relação às afirmações de um questionário pré-definido (anexo 1) desenvolvido por Fernandes e Berton (2005). Pode-se concluir que houve uma grande evolução do setor sucroalcooleiro, em função do maior incentivo vindo do governo para o aumento da produção, questões ambientais e a demanda vinda da frota de veículos flexfuel. Além disso, conclui-se que no período de 2000 a 2002 a força competitiva de maior intensidade foi o poder de negociação dos compradores, devido à concentração no número de distribuidoras e o poder da Petrobrás na compra. Já no período de 2003 a 2010 a força que obteve a maior intensidade foi à rivalidade entre as empresas existentes devido à entrada de grandes grupos internacionais através de fusões e aquisições e também devido ao maior incentivo do governo.
Palavras-chave: Indústria sucroalcooleira
Sugar industry
Competitividade
Competitiveness
Planejamento estratégico
Strategic planning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: SANTOS, Fernanda Damasceno. Um Estudo sobre o ambiente competitivo das organizações sucroalcooleiras da região da grande Dourados. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3712
Data do documento: 7-Nov-2011
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FernandaDamascenoSantos.pdf690,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.