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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Modelo SERVPERF: satisfação e qualidade percebida pelos clientes pessoa física dos bancos Bradesco e Banco do Brasil na cidade de Dourados, MS
Autor(es): Silva, Yara Romero Alves da
Primeiro Orientador: Viana, José Jair Soares
Resumo: O presente trabalho busca identificar o nível de satisfação e a qualidade percebida pelos clientes em relação ao serviço bancário oferecido nas agências de atendimento à pessoa física dos Bancos do Brasil e Bradesco no município de Dourados MS. As agências escolhidas foram selecionadas devido à posição que ocupam no ranking entre os maiores bancos no Brasil, de acordo com lucro líquido e configurarem também entre os bancos com maior número de denúncias e reclamações no Banco Central (BACEN 2010). Para tal objetivo foi desenvolvido um questionário autopreenchível adaptado ao modelo SERVPERF. Os sujeitos da pesquisa foram os clientes correntistas das agências pesquisadas em cada banco. No questionário foram incluídas perguntas que abrangiam variáveis demográficas, para caracterização do perfil dos clientes bancários, questões sobre o comportamento de consumo dos clientes referente a produtos consumidos, motivos que influenciaram na decisão de compra e tempo de correntistas do banco. Abordou-se também, proposições onde os serviços oferecidos foram avaliados em relação aos atributos e dimensões dos serviços: confiabilidade, presteza, empatia, segurança e tangibilidade, dimensões estas relevantes para avaliação do nível de satisfação e percepção da qualidade do serviço oferecido. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, com dados tratados de forma quantitativa, através do estabelecimento de percentuais entre a quantidade observada de cada item e o total de respondentes para as questões que envolviam variáveis demográficas e através do cálculo de média aritmética na atribuição das notas em relação às dimensões do serviço bancário. Por fim, com os resultados obtidos foi possível observar uma média maior atribuída ao Banco Bradesco e aumento do consumo de produtos em relação ao Banco do Brasil, embora a análise tenha contemplado de maneira geral os clientes pesquisados. Os resultados mostram a importância em se realizar esse tipo de pesquisa nas empresas, com a finalidade de através da satisfação e qualidade do serviço fidelizar seus clientes e estabelecer estratégias e vantagens competitivas duradouras.
Abstract: This study aims to identify the level of satisfaction and perceived quality by customers in relation to the banking agencies and service offered to individuals of Banco do Brasil and Bradesco Bank in Dourados MS. The agencies chosen were selected because of their position in the ranking among the largest banks in Brazil, according to net income and configure also among the banks with the largest number of complaints with the Central Bank (BACEN-2010). For this purpose was made a self- administered questionnaire based on model SERVPERF. The research subjects were the account holders of the agencies surveyed in each bank. The questionnaire included questions covering demographic variables, to characterize the profile of the bank customers, questions about the behavior of customer consumption related to products consumed, factors influencing the purchase decision and time for holders of the bank. It is also addressed, where the services offered proposals were evaluated against the attributes and dimensions of services: reliability, responsiveness, empathy, tangibility and security, these dimensions are relevant to assessing the level of satisfaction and perceived quality of service available. It is a descriptive and exploratory, with data processed in a quantitative way, by establishing percentages observed between the amount of each item and the total respondents to the issues involving demographic variables and by calculating the arithmetic mean in the allocation of notes regarding the dimensions of the banking service. Finally, with the results we observed a higher average assigned to Banco Bradesco and increased consumption of products for the Banco do Brasil, although the analysis has generally included the customers surveyed. The result presented the importance of performing this type of research in companies, for the purpose of satisfaction through quality service and build customer loyalty and establish strategies and competitive advantages.
Palavras-chave: Satisfação do cliente
Consumer satisfaction
Qualidade de serviço
Quality of service
Banco (Instituição financeira)
Banks and banking
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: SILVA, Yara Romero Alves da. Modelo SERVPERF: satisfação e qualidade percebida pelos clientes pessoa física dos bancos Bradesco e Banco do Brasil na cidade de Dourados, MS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3720
Data do documento: 7-Nov-2011
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