Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3733
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Utilização das informações contábeis para a gestão do capital de giro: um estudo nas micro e pequenas empresas do comércio de vestuário de Dourados - MS
Autor(es): Rodrigues, Kely da Silva
Primeiro Orientador: Rode, Manfredo
Resumo: A contabilidade é uma ciência cuja função principal é fornecer informações seguras, que representem ferramentas de gestão e devem fazer parte da rotina empresarial. Este artigo teve como objetivo investigar a utilização e a contribuição da contabilidade como instrumento para a gestão do capital de giro das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), do setor de vestuário da região central da cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória através de um questionário estruturado nas referidas empresas e para se obter o total de 14 respondentes foram visitados 46 estabelecimentos. Os resultados retrataram que uma parte significativa de empresas não utiliza as informações contábeis como auxílio à gestão de suas operações. Este fato mostra que a contabilidade não está contribuindo de forma integral quanto ao fornecimento de ferramentas úteis a administração da empresa. Embora alguns empresários indicarem não ter dificuldades quanto ao uso das informações contábeis, uma parte expressiva demonstrou possuir impedimentos em virtude da falta de conhecimento e por não ter auxílio de tais instrumentos, o que permite concluir que os reais motivos estão associados à falta de uma maior integração entre o gestor do negócio e o profissional contábil.
Palavras-chave: Microempresa
Pequenas empresas
Small business
Capital de giro
Working capital
Contabilidade
Accounting
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: RODRIGUES, Kely da Silva. A Utilização das informações contábeis para a gestão do capital de giro: um estudo nas micro e pequenas empresas do comércio de vestuário de Dourados - MS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3733
Data do documento: Dez-2011
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KelydaSilvaRodrigues.pdf390,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.