Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3752
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção de β-glicosidase pelo fungo filamentoso Lichtheimia ramosa utilizando resíduos agroindustriais por Cultivo em Estado Sólido (CES)
Autor(es): Santos, Flávia Regina da Silva
Primeiro Orientador: Leite, Rodrigo Simões Ribeiro
Resumo: A atividade agrícola que o Brasil desempenha o faz ser um dos países que mais produzem resíduos agroindustriais, e geram grandes volumes de resíduos, sendo necessário o melhor aproveitamento desses resíduos. Esses podem ser utilizados para serem convertidos em produtos comerciais ou matérias-primas para processos secundários. O Cultivo em Estado Sólido é muito atrativo por utilizar esses resíduos agroindustriais como substratos, e os fungos filamentosos apresentam grande potencial para a produção de enzimas de interesse biotecnológicos. As β-glicosidases são enzimas que possuem diferentes aplicações biotecnológicas. Essas enzimas hidrolisam celobiose liberando monômeros de glicose que podem ser utilizados em bioprocessos para a produção de etanol. Apresentam aplicabilidade nas indústrias de alimentos e bebidas, aumentando a funcionalidade e valor nutricional de alimentos derivados de soja e realçando a qualidade aromática de sucos e vinhos. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a produção de β-glicosidase pelo fungo filamentoso Lichtheimia ramosa, isolado do solo do Cerrado, utilizando diferentes resíduos agroindustriais como substratos em Cultivo em Estado Sólido (CES). Podemos concluir que o fungo Lichtheimia ramosa apresenta potencial para a produção da enzima β-glicosidase, onde a maior produção de β-glicosidase, cerca de 5.1U/mL, foi obtida pelo cultivo do micro-organismo em farelo de trigo com 60% de umidade, em pH inicial igual a 6,0, após 168 horas de cultivo a 30oC. Esta enzima apresenta grande interesse biotecnológico e a ausência de trabalhos
Palavras-chave: Beta-glicosidase
Lichtheimia ramosa
Cultivo em estado sólido
Solid state culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: SANTOS, Flávia Regina da Silva. Produção de β-glicosidase pelo fungo filamentoso Lichtheimia ramosa utilizando resíduos agroindustriais por Cultivo em Estado Sólido (CES). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3752
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FlaviaReginadaSilvaSantos.pdf812,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.